Democracia - Conceito, o que é, Significado

A democracia é uma forma de governo caracterizada pelo uso do poder sobre a população. Este sistema significa que as direções que tomam conta de um grupo social estão baseadas na vontade da maioria. Do ponto de vista etimológico, a palavra democracia vem da junção de duas palavras do grego, que significam "governo" e "povo".

Esta forma de governo difere do totalitarismo (como o fascismo e o nazismo) e das ditaduras

Nestes casos, a sociedade civil, ou seja, a cidadania em geral e as suas decisões são absorvidas por aqueles que governam. Todo o poder está nas mãos do governo, sem que o cidadão tenha qualquer tipo de direito à liberdade de expressão. O comunismo é também um claro exemplo de governo contra aos princípios da democracia.

A opinião mais ouvida é que a democracia foi criada ou colocada em prática pela civilização grega, mas há quem afirme que a organizações tribais do passado já operavam este sistema; também é certo que a democracia observada entre os gregos era exclusiva, na medida em que deixava de lado escravos e mulheres.

Atualmente, quando se fala em democracia, costuma-se a referir a sua variante "representativa", na qual o povo escolhe seus governantes através de eleições e por um período limitado de tempo

Muitas vezes, questiona-se a ideia de que, embora a democracia represente o poder do povo, na democracia representativa dos cidadãos, além de sua escolha através do voto, não há outras funções atribuídas.

No entanto, há outro tipo de democracia, chamado de "direta”, na qual cada parte pode participar e não há representantes, pois as resoluções a seguir são inclinadas diretamente pelo consenso. Na atualidade, este tipo de organização é impossível em grande escala. Outra forma de democracia é chamada de "participativa", nesse sentido, deve-se considerar uma opção entre a "representativa" e a "direta".

Na democracia participativa, como seu próprio nome indica, o povo tem participação de acordo com a aplicação das leis, assim como nos debates de interesse nacional, por exemplo, a descriminalização das drogas ou a implementação de novas leis para os meios de comunicação. Da mesma forma que a "direta", esta forma de democracia ainda não gozou do seu auge, e se isso não é assim, muito tem a ver com a verdadeira intenção dos governantes de outorgar não só o voto, mas também "voz" aos cidadãos para exercer seus direitos de liberdade de expressão, opinião ou pensamento.

É facilmente perceptível em muitas pessoas a confusão entre democracia e república, conceitos que diferem significativamente

Como já mencionado, a ideia de uma democracia é que a autoridade reside no povo; em compensação, uma república se refere a um governo regido por uma divisão de poderes. Esta distinção nos leva a entender que uma república não é necessariamente uma democracia.

Atualmente, o governo democrático é o modo mais racional para tratar as diferenças ideológicas dos diferentes grupos que aspiram uma posição de autoridade. Assim, em uma cultura democrática adequada, as diferenças estão englobadas em critérios comuns, aqueles que fazem do povo a fonte que emana o poder.

Defendida persistentemente ao redor de todo o globo, a democracia como forma de governo é a única que se encontra apta nas sociedades, a chamada "comunidade internacional" que reconhece e proclama os Direitos Humanos. Por esta razão, a democracia e a participação cidadã é objeto de luta e mobilização de muitas organizações do setor terciário (conhecidas como "organizações não governamentais" ou ONG), como a Democracy Now, que opera a em nível mundial com sede em diferentes países.

Imagem: Fotolia. luckinout

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: