Política - Conceito, o que é, Significado

PoliticaPara compreender melhor o significado da palavra política é preciso recorrer a uma definição de Aristóteles que afirma que o homem é um animal político (zoon politikon em grego). Por outro lado, o termo político vem de “polis” que significa cidade, lugar onde as pessoas convivem e expressam suas ideias e interesses. Assim, originariamente, a política fazia referência aos assuntos de interesse dos cidadãos. Com essa definição aristotélica e com a ideia de que existem certos assuntos que afetam a todos, podemos definir melhor o conceito de política.

Em qualquer comunidade pequena, povoado, cidade ou país existem temas que afetam a cidadania em seu conjunto. Em outras palavras, existem certas questões que devem ser respondidas: quem deve ter o poder, de que maneira exercer, qual a melhor estrutura de poder, quem e como participar dos problemas da comunidade, além de uma série de perguntas que exigem um tipo ou outro de política. As mais diversas e diferentes ideologias tentam responder estas e outras perguntas.

Durante séculos, a política tem sido uma atividade organizada por sistemas de caráter totalitário, na qual um mandatário ou um grupo reduzido possuíam o controle da sociedade e impunham seus critérios. Os grupos religiosos, os monarcas, os tiranos e o estamento militar eram as estruturas tradicionais que dominavam e regiam a política num sentido geral. Na atualidade, estas modalidades não desapareceram por completo e continuam sendo o modelo vigente em muitos países.

Com a ideia de democracia, a política adquiriu uma nova dimensão. Vários grupos realizam propostas para que os cidadãos escolham através de um sistema de votação a mais adequada. O grupo ou partido político que obtiver a maioria dos votos será o responsável por organizar e administrar os assuntos ligados a uma coletividade. O sistema democrático permite a alternância de poder, a participação de todos os indivíduos e alguns mecanismos de controle por parte das opções minoritárias. A pluralidade da democracia determina que várias visões políticas se rivalizem em um plano de igualdade. Há partidos de todos os tipos como os liberais, conservadores, socialistas, verdes ou nacionalistas. Normalmente suas propostas são respeitadas, embora haja outros partidos que divergem totalmente do sistema democrático, como o regime comunista.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: