Conceito » Aprender » Autoritarismo

Autoritarismo - Conceito, o que é, Significado

AutoritarismoDenomina-se autoritarismo a uma atitude em que as pessoas dependentes devem cumprir com todas as normas impostas pelo simples fato de que a pessoa que impõe estabelece alto grau de autoridade sobre a outra. O autoritarismo se coloca com o conceito de autoridade, uma vez que ela se baseia no fato de tomar decisões em relação a um bem comum e que se refere às pessoas subordinadas. Por outro lado, a pessoa autoritária carece de empatia e valorização pela pessoa responsável.

A partir desta perspectiva, pode-se dizer que o autoritarismo se opõe ao verdadeiro líder e apresenta uma visão distorcida

Na verdade, um líder é seguido porque gera bem-estar nas pessoas que o rodeiam e porque há demanda para isso. Na história da humanidade são muitos os exemplos onde o governo autoritário tomou medidas que tiveram consequências drásticas, não só para os outros, mas também para o próprio governo.

Podemos dizer o autoritarismo sempre existiu, especialmente no passado, onde uma determinada autoridade civil parecia exercer o poder extremo. Com o passar do tempo, no entanto, este tipo de organização política evoluiu até chegar às democracias modernas.

É certo que algumas das origens da democracia já existiam no passado, em particular na Grécia antiga, mas foi a partir das democracias republicanas atuais que se conseguiu frear o poder, o que significaria um mau uso desta qualidade

Na verdade, as sociedades modernas primam o fato de que a autoridade é uma forma de serviço para os outros e em caso desse critério no ser respeitado, deveria ser deposto num período de tempo correspondente, seja por uma simples eleição popular ou pela possibilidade de realizar um julgamento de natureza política.

Existem outros trabalhos que explicam o autoritarismo como expressão política desviada e das formas de lidar com este tipo de circunstância. Este problema é especialmente agudo nos governos totalitários que perderam todo tipo de freio para seus delírios. Numa situação como esta é importante entender que o autoritarismo necessita da cooperação dos demais para exercer suas funções. De fato, uma resistência passiva é mais do que suficiente para fazer efeito nestes regimes.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: