Hábito - Conceito, o que é, Significado

HabitoOs seres humanos são seres de costumes. O costume nos dá mais segurança por sentirmos em um terreno conhecido. Ele é a repetição de um ato que se torna regra. E é isso que significa um hábito, interiorizar uma ação de forma natural até o ponto de tornar-se uma atitude espontânea. Essa interiorização estabelece grande esforço porque implica uma mudança de comportamento. Por exemplo, para um fumante é um desafio abandonar o tabaco e deixar para trás o hábito de fumar que já se tornou um vício.

Este exemplo também serve para visualizar que existem hábitos positivos e negativos. Há hábitos que não são sadios, como por exemplo, o sedentarismo e comer muitos doces. Em compensação, existem outros hábitos que são positivos como praticar esportes, ter horários determinados, passear, descansar, etc. Tanto os hábitos positivos como os negativos mostram que as pessoas têm capacidade de desaprender certos hábitos para obter outros, mas que nunca se adquire um hábito por realizar uma ação uma única vez. É importante realizar uma ação sem interrupções, ao menos, durante um mês inteiro. Por exemplo, uma pessoa que se propõe a frequentar uma academia três vezes por semana, não desenvolve esse hábito até que esta prática se consolide por mais de um mês e assim vire rotina.

Há dois grandes inimigos na aquisição de um hábito: a preguiça e a postergação. A preguiça é o desejo de ceder diante de um prazer imediato. Assim experimenta quem não acorda com o despertador tocando e prefere dormir por mais tempo. A arte da postergação mostra a capacidade de uma pessoa em deixar tudo para amanhã.

Para desenvolver um hábito novo é essencial ter um objetivo claro, como também ter disciplina e motivação intrínseca para cumprir um determinado programa de ação. O hábito nos dá segurança porque seria um caos absoluto viver em ritmo de novidades constantes. O corpo não é uma máquina e precisa de uma ordem de descanso e alimentação.

Existe uma área que se nota de maneira especial a importância de um hábito: o trabalho. No campo profissional, qualquer trabalhador cumpre sua jornada por criar um hábito pré-determinado. Um processo de coaching é especialmente eficaz para assumir um hábito.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: