Energia - Conceito, o que é, Significado

Energia

Entende-se por energia ao fenômeno físico que possui grande envolvimento econômico devido à possibilidade que oferece de ser transformada em movimento. Assim, na atualidade, a energia de uso cotidiano é denominada energia elétrica, mas que teve sua origem em diferentes fontes seja renovável ou não renovável. Isto se deve basicamente a um principio da termodinâmica que remete ao fato de que a energia é transformada, mas nunca se perde. Então, a origem da energia utilizada diariamente pode ser encontrada no petróleo, no gás, no sol, no vento, etc. Por tudo isso, aprender como utilizá-la e extraí-la é muito importante devido ao seu profundo impacto que causa na atividade econômica.

No caso da energia extraída do petróleo, esta tem origem química. Na verdade, o petróleo é um hidrocarboneto que teve sua origem em algumas formas de vida que foram decompostas e expostas à ação da terra junto com suas pressões. Hoje, através do calor que oferece sua combustão é possível gerar eletricidade.

O caso do gás é similar ao do petróleo em relação a sua combustão. Sua utilidade em termos econômicos é observada tanto na geração de energia como na calefação doméstica. Existem algumas variantes renováveis como o metano, denominado gás dos pântanos, que pode ser obtido da decomposição da matéria orgânica.

O caso do sol é típico da utilização de painéis solares, que conseguem que parte da luz irradiada se transforme em eletricidade. Neste caso, ela é armazenada e em seguida distribuída de acordo com a demanda.

Finalmente, a energia do vento, ou seja, a energia eólica é extraída através do uso de hélices que são movidas pelo mesmo, gerando energia cinética que logo após se transforma em eletricidade. Esta é igual à energia do sol, que também constitui uma fonte renovável.

Os seres vivos em geral, sendo o homem em particular também são produtores de energia. Neste caso, são de origem química e devem ser geradas continuamente para a manutenção da vida. De fato, no caso dos seres humanos, a maior quantidade de energia utilizada é observada pelo simples processo do organismo, descartando o movimento que pode ser realizado.

Dada a importância que a energia tem sobre o lado produtivo da sociedade, a busca por novas fontes garantem um futuro para não atingir a atividade econômica. O desenvolvimento tecnológico sem dúvida pode gerar soluções valiosas a este respeito.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: