Conceito de Filósofo

filosofoO filósofo é o indivíduo que se dedica profissionalmente à filosofia, embora também se utilize o mesmo termo para denominar a uma pessoa apaixonada pela filosofia e que filosofa sobre diversos temas. No entanto, a filosofia consiste no estudo do pensamento e da justificativa de crenças, ou seja, que filosofar significa pensar e refletir sobre o mundo que nos rodeia, enquanto isso, nessa constante indagação realizada pela filosofia, a mesma deve nutrir-se de outras ciências e disciplinas como é o caso da ciência e da teologia.

A filosofia é considerada a tarefa mais humana que existe porque nasce do conhecimento humano universal e de uma atitude de contemplação reflexiva do indivíduo; filosofar é um ato intrinsecamente humano.

Entre os temas mais recorrentes dentro da filosofia se destacam: o conhecimento, a existência, o ser e o valor. Então, o filósofo busca o conhecimento pelo conhecimento em si, acima de todas as coisas e sem um propósito pragmático. O filósofo é movido pela curiosidade e por isso, questiona sobre os principais fundamentos da existência humana.

Pela história da filosofia transitaram uma enorme quantidade de filósofos pertencentes a diversas correntes, mas os que mais que se destacaram: Aristóteles, Sócrates, Francis Bacon, Platão, Marx, entre outros.

Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (jan., 2014). Conceito de Filósofo. Em https://conceitos.com/filosofo/. São Paulo, Brasil.

Copyright © 2010 - 2022. Editora Conceitos, pela Onmidia Comunicação LTDA, São Paulo, Brasil - Informação de Privacidade - Sobre - Contato