Organização - Conceito, o que é, Significado

O termo organização apresenta duas referências básicas. Por um lado, a palavra organização é utilizada para referir-se a uma ação ou resultado de organizar ou organizar-se, por outro lado, envolve um planejamento a fim de atingir determinado objetivo.

A organização, uma condição necessária em qualquer atividade

A organização se trata de uma questão amplamente exigida no desenvolvimento de diversas atividades, ou então, no que diz respeito a nossa vida cotidiana.

Basicamente, isto acontece porque a organização implica ordem e como já comprovado, num cenário oposto, a desorganização e o caos não levam de forma alguma para alcançar as metas estabelecidas em qualquer área ou instância.

Vamos expor um exemplo bem particular. Quando num dormitório que usamos como espaço de trabalho não dispõe de móveis para organizar os elementos e o material utilizado para o serviço, será muito difícil para realizá-lo. A princípio, não há lugar para sentar de maneira confortável e por isso tudo é feito no chão. Quando trabalhamos com papéis, documentos e registros, temos também todos esses elementos dispostos nos locais corretos porque senão fica difícil de encontrá-los. Para uma melhor organização devem estar especialmente num armário de arquivo com seu identificador de registro correspondente.

Como observado, a organização é uma condição essencial para realizar um trabalho ou atividade de maneira eficaz e satisfatória. Não há outra opção aceitável que nos remeta ao sucesso, apenas a organização. Isto se aplica tanto num local de trabalho como em qualquer outro lugar ou situação.

A organização, um sistema com fins específicos

Por sua vez, o termo organização se refere a um sistema projetado para alcançar satisfatoriamente determinados objetivos ou metas, no entanto, estes sistemas estão formados por outros subsistemas relacionados que cumprem funções especificas.

Isto é, em outras palavras, uma organização será qualquer grupo social composto de pessoas, uma série de tarefas e uma administração, que interagem no contexto de uma estrutura sistêmica com o objetivo de cumprir determinados objetivos.

Características da organização

A característica essencial de qualquer organização que deve ser observada de uma maneira ou outra é que as pessoas que a compõem devem comunicar e comprometer-se a agir de forma coordenada para atingir seus objetivos propostos e os levem a cumprir de forma eficaz e com satisfação sua missão.

No entanto, para ajudar esta coordenação e comunicação, as organizações quase sempre funcionam através de normas que servirão para alcançar seus objetivos.

Não concordar ou cumprir com as normas vigentes, assim como a ação de modo não coordenado atenta contra a sobrevivência da organização.

Entre as várias características que distinguem uma organização incluem: grupo de pessoas com recursos, objetivos atribuídos, regras e ordem hierárquica estabelecida, satisfação de necessidades, produção ou venda de produtos ou serviços, transmissão de cultura, geração de emprego, criação, conservação, transmissão de conhecimentos, entre outros.

Classificação das organizações

Por outro lado, as organizações podem ser classificadas de acordo com os seguintes critérios: por sua finalidade (com fins ou sem fins lucrativos) por sua estrutura (formal e informal), por seu tamanho (pequena, média, grande ou microempreendimento), por sua localização (multinacional, regional, nacional), por seu tipo de produção (bens ou serviços), pelo tipo de propriedade (privada, pública ou mista), pelo grau de integração que possui (totalmente integrada ou parcialmente integrada) e por sua atitude para com as mudanças (rígida ou flexível).

Organizações civis e de governo, as mais comuns

Os dois tipos mais comuns de organização existentes em quase todas as comunidades são as organizações civis. Elas são grupos de cidadãos criados para cobrir algumas necessidades sociais, como partidos políticos, ONGs, sindicatos, clubes, entre outros.

E as organizações governamentais, que são criadas pelo Estado para desenvolver algum tipo de trabalho social e que são dirigidas pelo governo em função e financiadas através de fundos públicos.

Todos os tipos mencionados têm o objetivo final de alcançar o bem-estar dos indivíduos e por isso sua presença é muito importante na vida das sociedades.

Imagem: Fotolia. ssoil322

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: