Conceito » Cultura » Organização

Organização - Conceito, o que é, Significado

Usamos a palavra organização em dois sentidos. Por um lado, para referirmos à imposição de certa ordem sobre algo. Por outro lado, para fazer referência a algum sistema explicativo que mostra uma série de relações internas.

A necessidade de organizar as diversas fases da vida

Qualquer atividade ou projeto que queiramos colocar em prática exige certa organização. Em nossa vida pessoal fazemos uso de uma agenda para lembrarmos nossos deveres durante o dia.

No ambiente de trabalho, os serviços são organizados através de um calendário. Quando um grupo de pessoas compartilha seus problemas é muito provável que se estabeleça uma forma de organização, seja de tipo humanitário, lúdico, esportivo, empresarial ou de qualquer outra índole.

Não existe um único modelo de organização, uma vez que pode ser de tipo hierárquico, igualitário, flexível ou fechado. A organização da sociedade medieval era hierárquica, onde as classes dominantes se impunham sobre as dominadas. Os sistemas comunistas foram inspirados por critérios igualitários. A maioria das organizações humanas combina a dimensão hierárquica com a participação ativa de todo o grupo representado. Costuma-se dizer que uma organização é fechada quando impõe critérios rigorosos e restritivos.

Na linguagem cotidiana, costuma-se dizer que uma pessoa é organizada quando consegue implantar certa ordem em sua vida.

Um sistema explicativo com o qual podemos compreender a realidade

Na atividade científica, os sistemas são criados para explicar todo tipo de realidade. As leis, teorias ou modelos científicos são mecanismos organizacionais que servem para ordenar a dimensão de algo. Para explicar o conjunto de substâncias da natureza se utiliza a tabela periódica dos elementos como sistema organizacional.

O mesmo se aplica em relação ao genoma humano, às células, ao conjunto de seres vivos ou ao próprio universo. Se não pudéssemos organizar a natureza de alguma maneira, ela se apresentaria de forma caótica, sem nenhum sentido para nosso entendimento.

A ideia de desorganização

Em uma situação de guerra, as estruturas organizacionais de uma sociedade desmoronam e quando isso acontece podemos dizemos que houve um caos.

Quando surge algo novo, como a descoberta de um documento em uma linguagem desconhecida, cria-se a necessidade de organizar toda a informação. Em suma, a ideia de desorganização está associada ao caos e à incerteza.

Imagem: Fotolia. ssoil322

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: