Conceito de Conta

1. Conta é o uso de uma operação matemática para realizar cálculos numéricos. O termo também é utilizado para ações associadas a um cálculo tais como:
1.A. Papel onde consta uma dívida ou o valor consumido em um determinado estabelecimento comercial. Exemplos: A) O garçom trouxe a conta do jantar. B) A conta de luz veio alta.
1.B. Fundo para movimentação de finanças em uma entidade financeira. Exemplo: Necessito sacar dinheiro da minha conta para pagar as despesas do mês.

2. Pequenas esferas com um furo atravessando o centro, feitas de diversos materiais, utilizadas para criação de acessórios ou peças religiosas.

3. Responsabilidade ou resposta mediante uma atitude, ou a falta dela. Exemplos: A) Minha vida não é da sua conta. B) Agora ela está por conta própria.

4. Capacidade de conseguir realizar ou atender a tudo/todos. Exemplo: Não estou dando conta da demanda.

5. Publicidade. Cliente ou contrato de uma agência que realiza serviços de publicidade e propaganda.

Etimologia: Influenciado pelo francês compte, cujo verbo comper, de 'contar', encontra referência na forma do latim computāre, de 'computar', formado pelo prefixo com-, em propriedade de 'encontro', 'com', 'tudo', e putāre, de 'cortar', 'podar'.

Propriedade: Substantivo femenino.
Em sílabas: con.ta

Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (Outubro 2022). Conceito de Conta. Em https://conceitos.com/conta/. São Paulo, Brasil.

Copyright © 2010 - 2022. Editora Conceitos, pela Onmidia Comunicação LTDA, São Paulo, Brasil - Informação de Privacidade - Sobre - Contato