Conceito » Educação » Tabela Pitagórica

Tabela Pitagórica - Conceito, o que é, Significado

A multiplicação é uma operação matemática aprendida nos primeiros anos da escola. Existem dois métodos tradicionais para sua aprendizagem: as tabelas de multiplicação e a tabela pitagórica.

Em que consiste?

Em uma tabela são distribuídos dois eixos, um horizontal e outro vertical. Em cada um deles os números 1 a 10 são distribuídos e, em seguida, uma malha quadrícula com uma casinha é desenhada para cada multiplicação entre os números dos dois eixos.

Em seguida, multiplicam-se os números do eixo horizontal com os do eixo vertical, posteriormente, coloca-se o resultado na casinha correspondente da grade. Qualquer um dos eixos ou colunas pode funcionar como multiplicando ou multiplicador. Uma vez que todos os números possam ser multiplicados, a tabela pitagórica está completa.

A tabela pitagórica é mais visual do que a tabela de multiplicação tradicional. De qualquer forma, os dois sistemas de aprendizagem são válidos e complementares. Muitos professores ensinam as tabelas tradicionais e mais tarde explicam a mecânica da tabela pitagórica para reforçar a aprendizagem.

Outras contribuições de Pitágoras para a matemática e a filosofia

Um dos princípios mais conhecidos na geometria é o ilustre teorema de Pitágoras. Segundo ele, em todo triângulo retângulo há uma relação entre a hipotenusa (o lado mais cumprido) e os catetos (os lados menores do triângulo). Na linguagem matemática, o teorema diz seguinte: o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos.

Pitágoras foi um matemático e filósofo grego do século VI a. C.

Sua contribuição não se limitou às tabelas de multiplicação ou ao teorema de Pitágoras. Na verdade, este matemático afirmou que o universo como um todo pode ser explicado na linguagem da matemática. Esta ideia é aceita por qualquer cientista atual. Por outro lado, este matemático grego chegou à seguinte conclusão: as medidas do seu tempo baseadas na observação empírica eram expressas de maneira abstrata.

Embora não tenha deixado nenhum testemunho escrito, Pitágoras é considerado o primeiro filósofo, que significa literalmente "aquele que ama a sabedoria".

Segundo este filósofo, o universo inteiro forma um cosmos ordenado podendo ser descrito através de princípios matemáticos. A ordem cósmica tem uma dimensão matemática que, por sua vez, é projetada sobre a alma humana.

Além de suas reflexões filosóficas e sua visão matemática, seus seguidores criaram uma corrente de pensamento, a escola pitagórica. Alguns dos membros desta corrente, como Filolau de Tarento, exerceram uma influência notável no pensamento de Platão.

Imagem: Fotolia. Bibanesi

Relacionados:

  1. Múltiplo
  2. Tabela de Valências
  3. Números Naturais
  4. Somar, Subtrair, Multiplicar e Dividir
  5. Aritmética
  6. Números Romanos
  7. Número Atômico
  8. Números Racionais
  9. Geoplano
  10. Álgebra