Conceito de Coração

O coração é um órgão localizado no tórax, sustentado sobre o músculo diafragma, que constitui a estrutura mais importante do sistema circulatório, uma vez que atua como uma bomba que movimenta o sangue por todo o organismo, permitindo que o oxigênio e os nutrientes possam atingir os diversos órgãos e tecidos.

O coração começa a bater muito antes do nascimento, a partir da quarta semana de vida intrauterina e a contar esse momento bate continuamente de 80 a 100 vezes por minuto ao longo da vida, até a hora da morte. Estima-se que nosso coração bate cerca de 100.000 vezes ao dia, o que impulsiona uns 8.000 litros de sangue.

Estrutura do coração

Está formado principalmente por fibras musculares cozidas, como o músculo cardíaco que é um tipo particular encontrado somente no coração; estas fibras formam o miocárdio. Por fora o coração se encontra revestido por uma membrana que o separa das demais estruturas do tórax, trata-se do pericárdio. Em seu interior está revestido por uma camada conhecida como endocárdio, que tem como finalidade proporcionar uma superfície lisa para evitar a turbulência e a formação de coágulos sanguíneos.

O coração também precisa receber oxigênio e nutrientes, por isso tem seu próprio sistema circulatório formado por artérias coronárias.

Para poder cumprir com sua função de bomba, seu interior possui quatro cavidades e um complexo sistema de válvulas, das quais limitam o sentido de passagem do sangue. Atinge o coração através das veias e sai pelas artérias.

Como funciona o coração?

O coração contém um tipo especial de sistema nervoso, responsável pelo seu funcionamento normal. O estímulo que provoca as contrações do coração se origina em uma estrutura chamada nodo sinusal, que não é nada mais do que um marca-passo natural localizado na aurícula direita. Cada vez que é ativado gera um impulso elétrico que percorre as aurículas fazendo com que estas se contraiam com o sangue que passa pelos ventrículos. Para que isso ocorra o impulso elétrico é detido por frações de segundos em um segundo nódulo chamado auriculoventricular, antes de passar para os ventrículos.

O sangue proveniente de todo o corpo chega ao lado direito do coração, mais especificamente a aurícula direita através das veias cavas: a superior e a inferior. Uma vez instalado é impulsionado para o ventrículo direito, por onde passa para os pulmões através da artéria pulmonar. Nos pulmões o sangue é retirado do dióxido de carbono que traz dos tecidos e é novamente oxigenado, sendo devolvido ao coração pelas veias pulmonares que chegam à aurícula esquerda; daí o sangue passa para o ventrículo esquerdo dirigindo-o para a artéria aorta e sendo distribuído a todo o organismo.

Este processo é realizado em duas fases, o sangue que chega às aurículas passa para os ventrículos durante a fase de relaxamento ou diástole, em seguida as válvulas localizadas entre cada aurícula e o ventrículo correspondente se fecham e o ventrículo se contrai com o sangue que passa para as artérias, um fenômeno conhecido como sístole. Este processo é realizado de forma contínua originando o gasto cardíaco ou volume de sangue que sai do coração, por sua vez, cada impulso de sangue que chega às artérias é capaz de distendê-las, dando origem ao pulso.

As doenças do coração constituem a principal causa de morte em nível mundial

O coração é a sede de uma doença grave que tem sido e continua sendo a principal causa de morte em todo o mundo, trata-se da doença coronária, um transtorno onde as artérias que transportam o sangue para o músculo cardíaco são obstruídas pelo depósito de placas de colesterol, o que promove o aparecimento dos temíveis infartos cardíacos.

Esta doença é produto de fatores que podem ser modificados caso haja uma pré-disposição para evitá-los, desta maneira é necessário levar um estilo de vida saudável com alimentos que contenham mais fibras e vegetais, assim como menos produtos refinados, além de diminuir o consumo de açúcar, parar de fumar e praticar atividade física aeróbica regularmente.

Imagem Fotolia: jolygon

Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (abr., 2019). Conceito de Coração. Em https://conceitos.com/coracao/. São Paulo, Brasil.

  • Compartilhar
Copyright © 2010 - 2023. Editora Conceitos, pela Onmidia Comunicação LTDA, São Paulo, Brasil - Informação de Privacidade - Sobre