Conceito » Educação » Coração

Coração - Conceito, o que é, Significado

O coração é um órgão localizado no tórax, sustentado sobre o músculo diafragma, que constitui a estrutura mais importante do sistema circulatório, uma vez que atua como uma bomba que movimenta o sangue por todo o organismo, permitindo que o oxigênio e os nutrientes possam atingir os diversos órgãos e tecidos.

O coração começa a bater muito antes do nascimento, a partir da quarta semana de vida intrauterina e a contar esse momento bate continuamente de 80 a 100 vezes por minuto ao longo da vida, até a hora da morte. Estima-se que nosso coração bate cerca de 100.000 vezes ao dia, o que impulsiona uns 8.000 litros de sangue.

Estrutura do coração

Está formado principalmente por fibras musculares cozidas, como o músculo cardíaco que é um tipo particular encontrado somente no coração; estas fibras formam o miocárdio. Por fora o coração se encontra revestido por uma membrana que o separa das demais estruturas do tórax, trata-se do pericárdio. Em seu interior está revestido por uma camada conhecida como endocárdio, que tem como finalidade proporcionar uma superfície lisa para evitar a turbulência e a formação de coágulos sanguíneos.

O coração também precisa receber oxigênio e nutrientes, por isso tem seu próprio sistema circulatório formado por artérias coronárias.

Para poder cumprir com sua função de bomba, seu interior possui quatro cavidades e um complexo sistema de válvulas, das quais limitam o sentido de passagem do sangue. Atinge o coração através das veias e sai pelas artérias.

Como funciona o coração?

O coração contém um tipo especial de sistema nervoso, responsável pelo seu funcionamento normal. O estímulo que provoca as contrações do coração se origina em uma estrutura chamada nodo sinusal, que não é nada mais do que um marca-passo natural localizado na aurícula direita. Cada vez que é ativado gera um impulso elétrico que percorre as aurículas fazendo com que estas se contraiam com o sangue que passa pelos ventrículos. Para que isso ocorra o impulso elétrico é detido por frações de segundos em um segundo nódulo chamado auriculoventricular, antes de passar para os ventrículos.

O sangue proveniente de todo o corpo chega ao lado direito do coração, mais especificamente a aurícula direita através das veias cavas: a superior e a inferior. Uma vez instalado é impulsionado para o ventrículo direito, por onde passa para os pulmões através da artéria pulmonar. Nos pulmões o sangue é retirado do dióxido de carbono que traz dos tecidos e é novamente oxigenado, sendo devolvido ao coração pelas veias pulmonares que chegam à aurícula esquerda; daí o sangue passa para o ventrículo esquerdo dirigindo-o para a artéria aorta e sendo distribuído a todo o organismo.

Este processo é realizado em duas fases, o sangue que chega às aurículas passa para os ventrículos durante a fase de relaxamento ou diástole, em seguida as válvulas localizadas entre cada aurícula e o ventrículo correspondente se fecham e o ventrículo se contrai com o sangue que passa para as artérias, um fenômeno conhecido como sístole. Este processo é realizado de forma contínua originando o gasto cardíaco ou volume de sangue que sai do coração, por sua vez, cada impulso de sangue que chega às artérias é capaz de distendê-las, dando origem ao pulso.

As doenças do coração constituem a principal causa de morte em nível mundial

O coração é a sede de uma doença grave que tem sido e continua sendo a principal causa de morte em todo o mundo, trata-se da doença coronária, um transtorno onde as artérias que transportam o sangue para o músculo cardíaco são obstruídas pelo depósito de placas de colesterol, o que promove o aparecimento dos temíveis infartos cardíacos.

Esta doença é produto de fatores que podem ser modificados caso haja uma pré-disposição para evitá-los, desta maneira é necessário levar um estilo de vida saudável com alimentos que contenham mais fibras e vegetais, assim como menos produtos refinados, além de diminuir o consumo de açúcar, parar de fumar e praticar atividade física aeróbica regularmente.

Imagem Fotolia: jolygon

Relacionados:

  1. Miocárdio, Músculo do Coração
  2. Sistema Circulatório
  3. Débito Cardíaco (Gasto cardíaco)
  4. Somatometria
  5. Tecido Sanguíneo
  6. Respiração
  7. Órgãos Vitais
  8. Sistema Nervoso Central
  9. Pulso
  10. Desejo de Viver