Pensamento - Conceito, o que é, Significado

PensamentoDenomina-se pensamento ao processo em que uma pessoa projeta ideias e as relaciona de tal forma que constituem um todo com sentido. O pensamento é uma disposição natural do homem e pode assemelhar-se ao conceito de reflexão. Este tipo de atividade se aprofunda com o tempo, tendo as crianças um simples reflexo desta circunstância. Com a adição de novas habilidades cognitivas, a capacidade de pensar adquire novas conotações e possibilidades. É notório que com o tempo, o pensamento se torna mais complexo e evolui até capacitar o homem a resolver problemas cada vez maiores.

A partir de algumas perspectivas, o pensamento pode ter outra maneira de se referir à razão. Embora este tipo de postura possa ser qualificado, o certo é que possui vínculo. A razão é a capacidade do homem em organizar uma série de acontecimentos, ideias ou circunstâncias com um objetivo a ser alcançado. Isto foi valorizado desde a antiguidade e recebeu o nome de “logos”, sendo assim um dos fundamentos da filosofia. Na verdade, existe toda uma tradição vinda da Grécia clássica e que se baseia na razão como uma forma primordial de conhecimento, mas que também é preciso aperfeiçoar e estabelecer metas. De fato, em muitas ocasiões a razão deveria ser considerada o critério final para estabelecer um conhecimento confiável. A realidade é que esta valorização é simplista e feita por muitos autores. Assim, por exemplo, Kant em sua crítica explica os limites da razão e a necessidade de dar a mesma importância aos dados que provem dos sentidos. Somente a partir da interação entre sentido e razão é que se torna possível estabelecer um caminho para indicar o conhecimento exato.

No entanto, o pensamento também pode ser considerado como qualquer atividade mental que estabelece relação entre conceitos e ideias, independente de sua relevância. A partir desta perspectiva, o pensamento não teria necessariamente relação com o descobrimento da verdade e, portanto, apenas uma relação distante com este tipo de possibilidade.

Além de qualquer consideração a este respeito, o certo é que o pensamento é uma atividade presente no homem na medida em que apenas pode haver um tipo de atividade mental elaborada e com capacidade de tratar conceitos.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: