Conceito » Educação » Catálogo

Catálogo - Conceito, o que é, Significado

Em termos gerais, o termo catálogo se refere a uma lista organizada ou classificada de qualquer tipo de objetos (moedas, produtos à venda, documentos, entre outros) ou então de pessoas. Catálogo é o conjunto de publicações ou objetos normalmente classificados para a venda.

No entanto, popularmente, o conceito é conhecido como uma publicação empresarial cujo primeiro fim é promover os produtos ou serviços que uma empresa oferece descritos em um catálogo

Muitas vezes, o catálogo acaba sendo a melhor maneira e a mais organizada que uma empresa tem em mãos na hora de apresentar os produtos que fabrica ou comercializa ao mundo. Geralmente, o catálogo é composto pelas imagens dos produtos ou serviços oferecidos pela empresa e que podem vir acompanhados de pequenas descrições, como o preço ou alguns dos principais benefícios do produto. Afinal de contas, o catálogo não é nada mais do que uma comunicação visual exibida ou produzida.

Embora os catálogos sejam utilizados normalmente para apresentar todos os produtos de uma empresa, podem também ser usados apenas no momento de apresentações individuais e detalhadas de determinado produto que está sendo colocado à venda

O catálogo é tratado como uma comunicação visual, assim como um ponto de encontro entre a empresa e seus potenciais clientes. É por isso que além de apresentar o produto ou serviço com toda sua pompa visual, suas funções, materiais e especificações, trata-se de uma boa oportunidade para apresentar a empresa, mostrar quem a fundou, seus funcionários, seus objetivos, suas principais tarefas, suas instalações, suas formas mais tradicionais de contato, entre outros dados inerentes à empresa.

Outra questão a ser levada em conta na hora de elaborar ou projetar um catálogo é seu objetivo básico, pois se a ideia, por exemplo, é apenas divulgar as ofertas do mês da empresa, então não vale a pena gastar muito com isso (com o papel, o cuidado do texto, etc.), podem ser feitos com papel mais simples e sem muito trato no design, no entanto, quando a ideia é a apresentação especial de um produto ou serviço, devem-se considerar recursos de maior qualidade no momento de sua elaboração.

Imagem Fotolia: VadimGuzhva

Relacionados:

  1. Multimarca
  2. Despesas Operacionais
  3. Cosmético Ecológico (Natural)
  4. Faturamento e Fatura
  5. Gestão Empresarial
  6. Contabilidade Geral
  7. Inventário
  8. Retail
  9. Vendedor Ambulante
  10. Montblanc