Número 7, 8, 11, 13 - Conceito, o que é, Significado

Do ponto de vista estritamente matemático, todos os números têm o mesmo significado, uma vez que não são nada mais do que símbolos que permitem contabilizar elementos da realidade. Entretanto, em alguns casos, os números são interpretados a partir de outras perspectivas e cada uma delas tem seu próprio significado. Esta análise interpretativa é realizada no contexto da numerologia, uma disciplina com um componente metafísico e místico, também utilizada como técnica de adivinhação. Por outro lado, alguns números estão associados a crenças populares e, portanto, são considerados como algo a mais do que um simples número.

Argumento geral da numerologia

Os conhecedores desta disciplina afirmam que as pessoas têm predileção por certos números porque neles há uma energia especial e essa energia estabelece uma relação entre os números e sua realidade como indivíduos. Desta maneira, cada pessoa tem um número que condiciona sua existência.

O interesse pelos números em sua dimensão espiritual já era encontrado na escola pitagórica da Grécia antiga, assim como na cabalística judaica e em algumas tradições orientais.

O número 7

Na numerologia o 7 simboliza duas ideias fundamentais: sabedoria e espiritualidade. É o número do intelecto humano e representa a motivação por aprender e descobrir coisas novas. No entanto, o 7 tem seu lado negativo, ele também simboliza o egoísmo e o pessimismo.

O número 8

Nos manuais de numerologia, afirmar-se que o número 8 representa a ideia de evolução, regeneração e pureza. Mais especificamente, costuma-se dizer que seu efeito mágico provém do fato de elevar o 8 ao cubo, um número que somado entre suas partes (5+1+2) resulta em 8. Desta maneira, as pessoas que têm vibração 8 terão sucesso em seus vidas financeiras.

O número 11

Este número está associado ao conceito de energia e coragem, por isso, é considerado um número que age como fonte de inspiração. No entanto, sua própria energia pode fazer com que o indivíduo sinta emoções descontroladas.

O número 13

Este número tem chamado a atenção dos matemáticos por suas propriedades aritméticas e geométricas. Por outro lado, em algumas religiões, tem um significado único (por exemplo, no Zoroastrismo é o número da má sorte, já no Cristianismo o 13 está relacionado com o número de participantes da Última Ceia de Jesus Cristo).

De acordo com a numerologia o 13 está relacionado com o arcano da morte, podendo ser interpretado como uma mudança brusca na vida e não necessariamente com a morte de uma pessoa.

Imagem: Fotolia. Dmitry Sunagatov

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: