Conceito » Ciência » Tetraedro

Tetraedro - Conceito, o que é, Significado

Esta figura geométrica é formada por quatro triângulos equiláteros, ou seja, triângulos regulares. Em outras palavras, trata-se de um poliedro regular com quatro faces triangulares iguais. Este poliedro tem um total de quatro faces, seis arestas e quatro vértices (em cada um de seus vértices se juntam três faces).

Quanto à altura, a mesma pode ser obtida ao traçar uma perpendicular do vértice até a face oposta da figura. Seu volume é igual a um terço da área da base multiplicada por sua altura. Para calcular a área, calcula-se a área de um de seus triângulos e multiplicada por quatro.

Existem também os tetraedros irregulares, dos quais são formados por quatro poliedros diferentes. Há duas variantes: o trirretângulo e o isofacial. O primeiro apresenta três faces formadas por triângulos retângulos e suas alturas coincidem em um mesmo ponto. O segundo é formado por três triângulos isósceles iguais.

Uma figura geométrica com valor místico e terapêutico

O filósofo grego Platão entendia que todo o universo poderia ser resumido em cinco figuras geométricas: tetraedro, hexaedro, octaedro, dodecaedro e icosaedro. Todos são conhecidos pelo nome de "sólidos platônicos". A combinação destes sólidos forma uma esfera da qual representa a geometria sagrada do cosmos.

Para Platão, o tetraedro simboliza um elemento da natureza: o fogo (ao mesmo tempo esta figura está associada ao conceito da sabedoria). O hexaedro representa a terra, o octaedro representa o ar, o dodecaedro simboliza o éter e, finalmente, o icosaedro representa a água. De acordo com algumas interpretações pseudocientíficas, estas figuras estão diretamente relacionadas a algumas alterações físicas dos organismos vivos e, consequentemente, através delas é possível a cura de certas doenças.

Os padrões na natureza podem ser expressos em uma linguagem matemática

Por outro lado, alguns cientistas afirmam que a linguagem do universo está vinculada aos sólidos platônicos. Isso significa que o mundo físico está organizado por propriedades de caráter matemático.

Os padrões matemáticos estão presentes nas constelações, no corpo humano, na arte e nas cidades que habitamos. As figuras geométricas permitem inclusive entender as partes subatômicas da matéria. Esta realidade foi abordada de maneira intuitiva por Platão e pelos filósofos da escola pitagórica.

Atualmente, os cientistas continuam debatendo sobre esta questão. Para alguns, a natureza está escrita na linguagem matemática, já para outros seria nossa mente que cria modelos matemáticos para compreender a natureza.

Imagem: Fotolia. Idroslab

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: