Referência Cruzada - Conceito, o que é, Significado

O conceito referência cruzada se refere a toda informação que aparece num texto e que equivale a outro documento. Trata-se, portanto, de um sistema de sinalização que permite ao leitor encontrar uma informação específica e mais ampla.

As referências cruzadas são usadas em documentos impressos convencionais (romances, ensaios, livros de texto ou trabalhos de pesquisa) e pela internet. De qualquer forma, existem vários tipos de referências cruzadas, entre elas: o asterisco, um pequeno número que acompanha uma palavra em um texto (como as notas de rodapé), uma tabela explicativa, uma hiperligação, marcadores, imagens, listagens de números, etc. Desta forma, assim como a leitura de um documento impresso é utilizada como um marcador para indicar uma palavra ou parágrafo, na leitura virtual aparecem indicações que permitem identificar a informação.

Enfim, podemos entender as referências cruzadas como um utensílio ou ferramenta ao serviço do conhecimento.

No Word, no Excel e em outros programas

Quando trabalhamos com o Word as referências cruzadas se tornam muito úteis. Através delas podemos ter um marcador ou uma imagem qualquer. Para facilitar sua operação os programas de Word incorporaram a opção de referência cruzada.

Através dessa opção podemos escolher, selecionar e inserir o elemento que pretendemos referenciar (por exemplo, um marcador). Desta maneira, alguns exemplos de referências cruzadas em Word são os seguintes: voltar à página 4, observação da tabela 3, ilustração 6, entre outras.

As células usadas nas planilhas do Excel também contam com referências cruzadas, por exemplo, num arquivo ou numa folha de cálculo. Em última análise, trata-se de um link de dados a fim de integrar informações de forma conjunta.

Programas como Acces ou Java também utilizam as referências cruzadas como ferramentas de trabalho.

Por que são úteis as referências cruzadas?

Não há uma resposta única para esta questão, uma vez que a utilidade desta ferramenta é muito ampla. Em primeiro lugar, facilita a leitura de um texto e sua compreensão. Já em segundo lugar lhe dá um pouco de ordem explicativa.

Por outro lado, as referências cruzadas permitem que a informação esteja continuamente atualizada. Por último, esta ferramenta multiplica as possibilidades de aumentar o volume de informações sobre determinado tema.

Imagem: Fotolia. PrettyVectors

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: