Conceito » Educação » Didática

Didática - Conceito, o que é, Significado

A Didática é um ramo da Pedagogia especializado em técnicas e métodos de ensino destinado a registrar um padrão para as teorias pedagógicas. Por si só é uma disciplina científica pedagógica cujo foco de interesse é: todos os elementos e processos envolvidos no processo de aprendizagem de uma pessoa.

Trata de transmitir com eficiência conhecimentos aos alunos

A didática trata especialmente do estudo das formas mais eficazes e satisfatórias nas quais os professores podem transmitir conhecimentos aos alunos.

Dentro da educação, a didática é uma ferramenta essencial, pois contribui com os educadores para enfrentar o processo de ensino com maior segurança e garantia e, assim, cumprir com os propósitos planejados.

Correntes internas

No entanto, deve-se destacar, como em muitas outras áreas da vida, que na didática também há diferentes versões e propostas para garantir a aprendizagem.

Algumas propostas propõem que o professor seja a fonte do saber e que o aluno deva receber de maneira passiva os conhecimentos, por outro lado, há outras que buscam uma maior participação por parte do aluno fomentando que participem ativamente da educação, por exemplo, através da realização de perguntas.

Embora cada um possa ser muito mais bem-sucedido em alguns contextos do que em outros, pode-se dizer que a segunda proposta é a que acolhe mais adeptos na atualidade, uma vez que justamente o que mais se propõe é ouvir os estudantes e fazê-los sentir-se ouvidos, assim como a ter mais comprometimento com o processo educacional.

Agora, não podemos ignorar uma questão ligada à última proposta e que tem a ver com o fato de depositar uma maior responsabilidade sobre o aluno, assim se aliviaria uma carga dos efeitos do processo ao professor

É comum certa carga sobre os professores, especialmente quando os resultados não são bons, mas devemos dizer que os estudantes também têm sua parte neste processo da mesma maneira que o desempenhado pelos professores, por isso sua importância.

Por outro lado, a didática é uma disciplina que está intimamente associada a outras disciplinas pedagógicas, como a organização escolar e a orientação educacional, assim, se encontram em busca da fundamentação e da regulagem tanto dos processos de aprendizagem com de ensino.

O ato didático se encontra composto pelos seguintes elementos: docente (o professor), discente (o estudante ou aluno), contexto de aprendizagem e currículo.

Além disso, a didática pode ser entendida como pura técnica, ciência aplicada, teoria ou ciência básica da instrução. Em relação aos modelos didáticos podemos encontrar os teóricos (descritivos, explicativos e predicativos) ou os tecnológicos (prescritivos e normativos).

Assim como o mundo evoluiu em quase todas as suas ordens, a educação não ficou para trás desta evolução e, desta maneira, seus modelos didáticos têm sido objeto de atualização conforme os tempos vigentes

No início havia apenas o modelo tradicional aplicado pelos professores e seu conteúdo único, sem prestar muita atenção em questões como os aspectos metodológicos, contextos e a situação particular dos estudantes, no entanto, ao longo dos anos e com a evolução progressiva se alcançou um sistema de modelos ativos que promovem a compreensão e criatividade através da descoberta e da experimentação pessoal dos fenômenos. Ou seja, acima de qualquer coisa este modelo tem como objetivo desenvolver as capacidades de autoaprendizagem.

Por outro lado, as ciências cognitivas trouxeram a didática uma maior abertura e flexibilidade a seus modelos.

Atualmente nos deparamos com três grandes expoentes de referência: o modelo normativo (focado no conteúdo), incitativo (centrado no aluno) e o aproximativo (focado na construção do saber por parte do aluno).

Imagem: Fotolia. lordn

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: