Conceito » Ciência » Planetário

Planetário - Conceito, o que é, Significado

O céu e o espaço são dois grandes mistérios. Apesar da evolução da ciência, ainda existem muitos segredos por descobrir do universo. Os astrônomos realizam um grande trabalho como pesquisadores. No entanto, qualquer um pode contemplar o espaço infinito desde que seja de locais com baixa poluição luminosa, já que estas áreas proporcionam maior visibilidade. Outra questão seria interessante desfrutar da experiência de visitar o Planetário, pois este um passeio cultural fantástico para compartilhar com amigos, a família ou amigos.

A ciência do universo

Nem todas as cidades têm Planetário, este lugar está projetado especificamente para oferecer projeções do espaço e a exposição de fotografias do céu. Deste modo, da mesma forma que vai ao cinema para assistir a um filme, você também pode viajar pela magia desse grande telão e mergulhar na aventura de uma caminhada espacial ao visitar o céu.

Nos planetários são realizadas atividades de caráter astronômico, por exemplo, alguns centros também organizam conferências científicas. Os planetários contam com uma sala de projeção, em forma de cúpula. Deste modo, o espectador tem uma sensação semelhante de quando olha para o céu tanto do campo como da cidade. O planetário tem uma finalidade didática e pedagógica, uma vez que estas projeções têm alto valor educativo e informativo.

Por exemplo, o espectador pode conhecer melhor a posição dos planetas, o que é uma galáxia ou desfrutar de uma chuva de estrelas. Da mesma forma que muitos museus têm uma loja para que os visitantes possam comprar lembrançinhas e levar para casa, muitos planetários também possuem uma loja que vende produtos temáticos, como livros de astronomia ou cartões postais com fotografias do espaço.

Um passeio pedagógico

Na cúpula de planetário, recria-se uma simulação do céu com todos os elementos essenciais: a Lua, o Sol, as estrelas, as galáxias, os planetas, etc. Muitos planetários também organizam observações astronômicas ao ar livre quando acontece um fenômeno especial, por exemplo, um eclipse lunar.

A experiência de visitar o planetário enriquece o ser humano com a beleza transcendente daquilo que está além de si mesmo, abordando os mistérios do universo. Você pode desfrutar de tudo isso sem sair da cadeira após comprar seu bilhete de entrada.

Imagens: Fotolia. Paulista - Dario Ricardo

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: