Criatividade - Conceito, o que é, Significado

A mente humana possui um tipo de inteligência diferente com a de qualquer outro animal. Nosso coeficiente intelectual, a linguagem e a plasticidade do cérebro expressam a particularidade da mente. A criatividade é um dos aspectos intelectuais mais específicos da espécie humana. Consiste em adotar uma estratégia mental diferente da maioria e que é aceitável.

A criatividade seria como um caminho alternativo para resolver um problema

Não existe uma maneira de ser criativo, já que por definição a criatividade é um conceito aberto e flexível.

No mundo da arte, os criadores exploram novas expressões e estilos inovadores, tudo isso com um espírito renovador. Para isso, é necessário incorporar uma dose de criatividade. Os movimentos de vanguarda e as novas correntes artísticas se caracterizaram historicamente pela originalidade de seus projetos.

Além da originalidade, a criatividade leva implícita uma mudança de perspectiva, ou seja, algo que não pode ser solucionado através de um sistema convencional. Aborda-se uma visão alternativa. Ao mesmo tempo, há um ingrediente de rebeldia na criatividade, uma vez que o criador não se conforma com o estabelecido e apresenta um novo modelo, estilo ou sistema.

Uma história que ilustra bem a ideia de criatividade é a do saltador Dick Fosbury

Nos Jogos Olímpicos do México, de 1968, este atleta norte-americano introduziu uma nova modalidade de salto: o salto de costas, mas conhecido como estilo Fosbury. Seu novo sistema lhe permitiu ganhar a medalha de ouro. A princípio, apenas alguns saltadores conseguiram imitar sua nova técnica, mas anos depois o sistema tradicional desapareceu por completo. Atualmente, o estilo Fosbury é praticado por quase todos os saltadores.

A criatividade tem vários ingredientes

Há um aspecto intelectual, mas também artístico. Da mesma maneira, a atitude individual faz parte da dimensão criativa. Na verdade, a personalidade criativa faz parte de um pequeno grupo de pessoas que possuem essas características.

A criatividade pode estar presente em qualquer circunstância da vida, pois a ideia geral é resolver problemas com métodos não convencionais. No mundo da imprensa, valorizam-se especialmente as ideias originais porque supõe um elemento diferenciador em relação à concorrência. Deve-se ressaltar que certas atividades profissionais precisam de pessoas criativas, principalmente na área da publicidade, marketing, entre outros.

Imagem: iStock. Choreograph

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: