Conceito » Cultura » Muralismo

Muralismo - Conceito, o que é, Significado

O mural é uma representação de uma imagem, normalmente em uma parede ou muro. Durante séculos, os murais estiveram situados nas igrejas, embora desde a pré-história os homens desenhassem sobre pedras todo o tipo de imagem, geralmente relacionadas à vida cotidiana. Apesar da longa tradição na história da arte, hoje em dia o muralismo se manifesta principalmente nos espaços urbanos, onde as imagens artísticas de diferentes temas são representadas. As paredes das cidades são o cenário desta forma de expressão artística.

Artistas de rua

Os muros das cidades são geralmente cinzas e com pouco colorido. Os criadores envolvidos com o muralismo tornam o cinza das paredes em uma explosão de cores. As imagens podem ser um simples entretenimento ou, pelo contrário, possuem algum tipo de mensagem social e reivindicativa.

Em geral, a arte do muralismo tem um ingrediente transgressivo e provocador. Neste sentido, muitas das suas imagens têm um conteúdo político, como pode ser visto nas ruas de Caracas, Belfast, Buenos Aires e Cidade do México.

O muralismo e grafite são duas expressões artísticas intimamente relacionadas. Ambos são formas de arte com um claro compromisso social e é comum encontrar murais e grafites em áreas urbanas degradadas. Vale lembrar que o grafite nasceu na década de 1970, no Bronx, um bairro de Nova York que historicamente têm vivenciado situações de conflito. Apesar das semelhanças entre o grafite e o muralismo, são duas manifestações diferentes. A primeira utiliza cores fortes e uma linguagem de rua, enquanto que a segunda tem uma intenção mais decorativa e uma função didática.

Em 1910, houve um conflito armado no México que passou para a história como a Revolução Mexicana

Desde então, alguns artistas começaram a tradição muralista. A linguagem do Muralismo pretendia conectar-se com a realidade nacional.

Um dos criadores mais destacados foi o pintor Diego Rivera. Seus murais tinham um componente revolucionário evidente, pois pretendiam educar e conscientizar a população. Os assuntos abordados por Diego Rivera são populares, mas tratam de questões políticas e sociais.

O primeiro mural de Diego Rivera foi pintado em 1922, na Escola Nacional Preparatória do México D.F e seu título é "A Criação". O tema é a origem das ciências e das artes e com esta obra seu criador pretendia inspirar um sentimento de proximidade com a arte como elemento transformador da sociedade.

Imagem: Fotolia. ahau1969

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: