Planejamento - Conceito, o que é, Significado

PlanejamentoO planejamento equivale à planificação e à elaboração de algum tipo de projeto ou estratégia com o propósito de conseguir algo. Em outras palavras, estamos diante de fazer um plano.

O pensamento racional e a estratégia de antecipação

Os animais têm respostas baseadas no instinto enquanto que os humanos possuem uma característica particular: o pensamento racional está ligado à linguagem. Com estas duas ferramentas, podemos organizar algo e antecipar os acontecimentos através de um plano. Não podemos prever o futuro, mas sim tentar antecipar os fatos para ter um controle mais efetivo. Do contrário, vamos nos deparar com situações sem um preparo suficiente e sem uma adequada capacidade de resposta. Vamos pensar em um treinador de futebol diante de uma partida decisiva.

Na lousa tática, ele explica a seus jogadores qual é o plano para a partida (como atacar e defender, as jogadas ensaiadas, etc.). O planejamento do treinador é apenas teórico, mas serve para que seus atletas usem esses critérios no campo de jogo.

Características de um planejamento

O plano é um esquema teórico relacionado a uma ação futura, portanto, há diversos objetivos:

1) conseguir o êxito em um projeto;

2) evitar situações indesejáveis;

3) enfrentar um desafio com uma série de ferramentas.

Em poucas palavras, o planejamento é a antítese da desorganização

Vamos pensar em situações que acontecem constantemente. Um adolescente tem um plano para seu futuro, a pessoa de meia idade tenta prever sua velhice. Assim, todos elaboram projetos para o futuro.

Quando acontece algo que não funciona podemos recorrer ao plano B. Por outro lado, precisamos de um plano diante de possíveis emergências e por este motivo recorremos aos seguros (seguro de carro, de casa, de vida, de saúde, etc.). Os seguros atuam como um plano quando as coisas falham.

O conceito planejamento está projetado normalmente para o futuro e na linguagem cotidiana quando se fala de planos a curto, médio e longo prazo. Inclusive, o que mais se pergunta às crianças é o que elas querem ser quando crescer, dessa forma, imagina-se que eles têm um plano em suas mentes. Entretanto, é possível orientar o planejamento através do passado, por exemplo, um arqueólogo ou um historiador organiza uma estratégia de investigação dirigida a algo que já aconteceu, assim, seu projeto realiza um planejamento.

Foto: iStock, James Brey

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: