Conceito » Geografia » Geoplano

Geoplano - Conceito, o que é, Significado

Geometria é a disciplina matemática que estuda as figuras no espaço ou em um plano. Se levarmos em conta que cada plano tem duas dimensões, é útil ter uma ferramenta que represente este plano e permita explicar as figuras geométricas. Esta ferramenta é o geoplano.

Na área da didática da matemática

O geoplano é um instrumento didático de grande potencial para compreender certos aspectos da matemática.

Como seu próprio nome indica, este artefato está dirigido ao ensino da geometria em um plano. Em relação às suas características, são as seguintes:

1) em um formato liso, que pode ser de maneira ou de outro material, são traçados dois eixos de coordenadas ou cartesianos;

2) a partir desta divisão são traçados quadrículas em toda a estrutura do geoplano. Deve-se destacar, por outro lado, que o geoplano pode ser isométrico, ortométrico, em forma de quadrado ou de círculo.

O que se pode aprender com um geoplano?

Suas possibilidades são múltiplas. Assim, é possível aprender a área das figuras geométricas, visualizar as tabelas de multiplicação, o conceito da linha reta horizontal ou vertical, o perímetro de uma figura, o volume, a simetria, as características das figuras irregulares ou a compreensão das frações, entre outras possibilidades.

O atrativo do geoplano se baseia no fato de que o aluno pode visualizar os conceitos abstratos da geometria de forma prática.

Os alunos podem aprender com um geoplano utilizando diferentes estratégias: colorindo, fazendo colagens sobre as quadrículas ou unindo borrachas elásticas com percevejos para fazer figuras. Em resumo, é uma maneira lúdica de trabalhar conceitos matemáticos que tradicionalmente são difíceis de entender através de uma linguagem teórica.

O mundo da matemática também pode ser muito divertido para as crianças

Divertir-se enquanto aprende matemática é perfeitamente possível. O jogo do ábaco, o dominó, os quebra-cabeças, mosaicos, além de algumas canções são estratégias que permitem amenizar a linguagem matemática. Especialistas em didática afirmam que o jogo é a melhor metodologia para as crianças chegarem ao conhecimento.

Deve-se destacar que existem as chamadas matemáticas manipulativas, uma forma de combinar conceitos abstratos com a necessidade de as crianças manusearem os objetos. Através desta abordagem pedagógica as crianças descobrem que tudo o que está a sua volta tem relação com a linguagem matemática.

Imagem: Fotolia. nadezhda1906

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: