Disciplina - Conceito, o que é, Significado

DisciplinaDenomina-se disciplina à qualidade de seguir com firmeza apesar das circunstâncias adversas. O termo pode ser aplicado a vários campos, sempre se referindo a um tipo de atitude no que se diz respeito ao seguimento de um plano ou agenda. A disciplina é de grande importância em várias circunstâncias da existência, à medida que garante a execução de metas e objetivos. Assim, por exemplo, é possível referir-se à disciplina no seguimento de uma dieta, para trabalhar, para estudar, etc. Quando falta disciplina é normal que os projetos fracassem por falta de controle e persistência em sua execução.

Em algumas circunstâncias, o conceito de disciplina pode ter um grau de conotação negativa. Isto se deve ao fato de que ela se refere a normas e imposições externas. No entanto, a disciplina pode responder também a projetos e objetivos próprios. Ela pode ser mantida facilmente, à medida que surge da convicção de uma pessoa que a manifesta. Em boa parte, pode-se dizer que as pessoas que se destacaram em alguma atividade específica se caracterizaram por manter um alto nível de disciplina em sua aprendizagem.

A disciplina pode ser considerada uma virtude e é importante na educação das crianças a partir desta perspectiva. Antes de ser seguida ao extremo, deve ser considerada por uma pessoa específica no caso. Quando se consegue manter um planejamento de vida ou de hábitos é possível conquistar resultados positivos na própria vida. Assim, se torna fundamental uma educação de qualidade aos mais jovens, mas que talvez não valorizem o suficiente.

Concluindo, é importante traçar uma série de objetivos no que se diz respeito às diversas facetas da vida e um plano de ação para executá-las. A partir disso, é necessário ater-se ao plano com firmeza, fazendo com que as adversidades não aconteçam de modo negativo. Claro que, sempre é bom considerar os resultados e rever em todo momento o que foi traçado, mas isso não significa naufragar em uma atitude de falta de compromisso. Neste sentido, a perseverança se torna uma atitude decisiva na hora de tornar a disciplina uma determinada matéria, e é por isso, que deve ser cultivada.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: