Conceito de Maturidade

Lilén Gomez | Junho 2023
Professora de Filosofia

A maturidade, referida também como amadurecimento, é o processo de desenvolvimento pelo qual um indivíduo se torna o que é, passando pelo desenrolar de diferentes estágios. É um termo utilizado tanto no campo das ciências sociais quanto nas ciências exatas, principalmente no nível biológico. A maturação está intimamente ligada, nesse sentido, ao conceito de desenvolvimento. Nos seres humanos, a ideia de maturação está associada ao crescimento, não só biológico, mas também psicossocial, por meio do qual chegamos à idade adulta.

O desenvolvimento na psicologia evolutiva

A chamada psicologia evolutiva é a disciplina que estuda o desenvolvimento da psique humana. Uma das primeiras questões que se coloca ao definir essas características é a identidade individual do sujeito ao longo do tempo, ou seja, a unidade que rege a atividade do homem ao longo de sua vida. Consequentemente, tanto na noção de desenvolvimento como na noção de maturidade, existe, na base, uma concepção fundamental da temporalidade e da modificação de um mesmo indivíduo ao longo do tempo, que permite dar continuidade às transformações evolutivas pelas quais o indivíduo passa.

Segundo o psicólogo Jean Piaget (1896-1980) —considerado o pai da epistemologia genética e uma referência em psicologia genética—, o processo evolutivo pelo qual passam as crianças aparece como a continuidade de uma unidade que expressa uma variação entre diferentes estágios, o que implica uma sucessão entre etapas que seguem uma ordem cronológica. Este processo ocorre de forma integrativa, ou seja, as estruturas constituídas em cada período são integradas nas sucessivas estruturas que se desdobram nas etapas subsequentes. Assim, o desenvolvimento maturacional não consiste em uma justaposição de estados, mas sim em mudanças graduais e permanentes, de modo que cada estágio contém em si diferentes graus de variação.

Seguindo as contribuições do psiquiatra e psicanalista José Bleger (1922-1972), na linha de Piaget, cada nível sucessivo é mais complexo, mais organizado, mais integrado, mais diferenciado e mais especializado que o anterior. Os níveis posteriores, de maior integração, contêm os anteriores, embora apresentem novas qualidades.

Crescimento, maturidade e aprendizado

O desenvolvimento pode ser pensado como o conjunto de transformações das estruturas psicofísicas do ser humano, definidas em um sentido temporal e sistemático. É composto por diferentes elementos:

Em primeiro lugar, o crescimento, que se refere à progressão crescente dos elementos —principalmente físico-biológicos— que compõem o indivíduo. É guiado pela informação genética disponível.

Em segundo lugar, a maturidade, pela qual se refere, geralmente, à capacidade de adaptação psicofísica adequada do indivíduo ao meio —a partir da capacidade plástica de seu potencial genético—; por meio do qual a criança adquire gradualmente os traços característicos típicos dos membros de sua comunidade que já atingiram a idade adulta.

A maturidade implica integração e diferenciação, na medida em que leva a uma especialização progressiva das estruturas psicofísicas para cumprir diferentes funções. Assim, o organismo individual, como um todo integrado, passa por uma complexidade de suas estruturas internas, correlatas às demandas que o meio lhe impõe. Consequentemente, a maturação está intimamente ligada à especialização adaptativa das funções orgânicas, cada vez mais precisas, mantendo a unidade individual da personalidade.

Finalmente, em terceiro lugar, encontramos o aprendizado, que impulsiona e molda o desenvolvimento do indivíduo no contexto da realidade dada. A aprendizagem só é possível se houver maturação prévia que permita a passagem do reflexo condicionado, dado por um mecanismo de estímulo-resposta, ao pensamento.

Didática e maturidade

Enquanto a educação é entendida, entre outras dimensões, como uma adaptação do indivíduo ao meio social, a didática se baseia nas tendências de cada estágio do desenvolvimento mental. Nesse sentido, a educação considera, por um lado, o indivíduo e, por outro, a sociedade, como os dois fatores decisivos para o processo educativo. É por isso que esta última é indissociável, no momento da sua planificação, do quadro do desenvolvimento humano, ou seja, da correlação entre crescimento, maturidade e aprendizagem.

Imagem: Fotolia. pathdoc

Artigo de: Lilén Gomez. Professora de Filosofia, com desempenho em ensino e pesquisa em áreas da Filosofia Contemporânea.

Referencia autoral (APA): Gomez, L.. (Junho 2023). Conceito de Maturidade. Editora Conceitos. Em https://conceitos.com/maturidade/. São Paulo, Brasil.

  • Compartilhar
Copyright © 2010 - 2024. Editora Conceitos, pela Onmidia Comunicação LTDA, São Paulo, Brasil - Informação de Privacidade - Sobre