Maturidade - Conceito, o que é, Significado

Entende-se por maturidade o processo pelo qual qualquer ser vivo cresce e se desenvolve até atingir seu ponto de máxima plenitude. A maturidade é um processo que não acontece de um momento para o outro, mas ocorre a partir do aparecimento de certos fatos ou elementos.

Em alguns casos, a maturidade pode durar um tempo curto (como o exemplo de alguns insetos), enquanto que em outros seres vivos podem durar anos (como o exemplo dos humanos).

Pode-se dizer que todos os seres vivos passam por um processo de maturidade, saindo de sua fase mais frágil e vulnerável para chegar a um desenvolvimento completo e pleno e assim deixar descendência para manter a espécie

No caso dos seres humanos, a maturidade é um processo bem complexo, pois envolve noções e questões físicas ou biológicas, assim como sociais e culturais que influenciam em grande parte a maneira pela qual o indivíduo forma sua personalidade e identidade.

Quando falamos sobre a maturidade do ser humano, os especialistas identificam diferentes fases. A primeira é a infância (também subdividida hoje em dia em várias infâncias), da qual as crianças são indefesas, frágeis e contam com a assistência dos adultos para sobreviver.

A infância pode chegar até os 10 anos de idade, momento em que a criança entra na fase de puberdade e pré-adolescência

Neste momento elas começam a desenvolver certa autonomia e questionam tudo o que está a sua volta. A adolescência é talvez a última fase de maturidade, aquela na qual o indivíduo acaba de formar sua identidade, seus interesses, além de enfrentar seus medos e inseguranças para finalmente entrar na idade adulta.

Entretanto, esta classificação em etapas é muito rígida e hoje em dia a sociedade humana apresenta muitas variantes da mesma.

Neste sentido, há sociedades em que a criança passa a ser considerada como um adulto após os seus 10 anos, assim como há outras em que os jovens mostram traços de imaturidade e de adolescência mesmo passando dos 25 anos. Isto representa mudanças substanciais relacionadas à ideia de maturidade, portanto, este conceito deve ser analisado cuidadosamente em cada caso.

Imagem: Fotolia. pathdoc

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: