Técnica - Conceito, o que é, Significado

TecnicaDenomina-se técnica a todo procedimento sistemático que tem como finalidade baixar os níveis de consumo de recursos para alcançar determinado fim. Neste sentido, é possível fazer referência ao conceito da técnica através de diferentes contextos, mas sempre considerando que uma técnica se consegue para alcançar determinado fim ou para conseguir um resultado com um custo mínimo possível. Desta forma, uma técnica costuma ser continuamente testada pela prova e pelo erro para atingir assim sua purificação. Com o passar do tempo, os melhores procedimentos foram incorporados e os menos eficientes deixados de lado.

Um ambiente típico para o desenvolvimento de uma técnica é a área do esporte. Então, cada disciplina tem um conjunto de procedimentos determinados que garantam a obtenção de um resultado esperado assim que executados com integridade. Assim, por exemplo, no futebol é necessário chutar a bola de certa forma com um conjunto de movimentos em todo corpo que garantam a potência e a direção do chute com um mínimo de esforço. Uma circunstância similar pode ser evidenciada nos esportes de contato, onde se necessita que os golpes sejam certeiros e gastem o mínimo de energia possível. Outro exemplo pode ser observado na natação, onde a execução de um conjunto de movimentos de forma sistemática garante que o esforço de translação seja o mínimo possível e a velocidade a máxima a ser alcançada.

Em relação à técnica, outra área que causa grande impacto em nossas vidas é a área econômica. Na verdade, com a intenção de melhorar a produtividade, ou seja, de aumentar a produção e baixar os custos, as empresas vêm desenvolvendo técnicas que tendem a sistematizar os modos que são gerados os bens e serviços. Esta é uma situação de grande importância, pois estes preços mais baixos garantem o crescimento da economia e uma melhora na qualidade de vida. De fato, a melhoria das técnicas de produção tem como consequência um aumento da produtividade que impacta diretamente os consumidores.

O desenvolvimento das técnicas em nossas tarefas cotidianas seja de modo individual como de modo coletivo, é um processo efetuado de forma natural embora não seja notado. Na verdade, esta circunstância nos permite desenvolver uma ferramenta que garanta o melhor uso do tempo.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: