Conceito » Religião » Pneumatologia (Doutrina)

Pneumatologia (Doutrina) - Conceito, o que é, Significado

Existem disciplinas que contam com uma estrutura sólida graças à aplicação de um método, a diferenciação de princípios fundamentais e ideais secundários. No entanto, existem alguns saberes cujo conhecimento está mais propenso em reunir ideias e organizá-las através do que conhecemos como Pneumatologia.

Isto é, são doutrinas que têm o poder prático da união de um conhecimento teórico qualquer a fim de lhe dar maior unidade. A pneumatologia não adquire o valor da ciência, mas agrega em torno da sistematização de uma informação relacionada a uma instituição, cujos dados não foram claramente sistematizados previamente.

Nuvem eidética que não permite divisão distributiva

Por exemplo, pode haver uma pneumatologia religiosa e outra política. Trata-se de saberes que parecem formar uma espécie de nuvem compacta, onde suas ideias e ingredientes que compõem esta estrutura eidética não podem ser analisadas de forma isolada ou independente, mas sempre interligadas com outros elementos que se influenciam de modo constante. O todo e as partes estão em constante interação de tal modo que não podem ser entendidos separadamente.

Vale destacar que o oposto da pneumatologia é o conceito diairológico, que se refere à separação dos principais ideais e de termos elementares com o fim de poder compreender melhor sua essência e significado. Trata-se de um conceito que valoriza a aplicação da distribuição distributiva.

Oposição pneumatológico / diairológico

Pelo contrário, na análise pneumatológica, a realidade analisada pode ser abordada apenas através do seu eixo central e da união entre o todo e suas partes.

Trata-se de uma ferramenta hermenêutica mais complexa que deve ser aplicada nos casos onde é impossível aplicar o método diairológico. Nem todas as realidades podem ser analisadas a partir desta perspectiva, preservando questões fundamentais, conceitos e termos. Isso faz com que uma realidade negatológica possa ser mais abstrata e complexa para a compreensão racional. É necessário um esforço intelectual mais profundo para poder entender sua essência.

A aplicação de uma ferramenta ou outra depende, principalmente, da natureza do objeto de estudo.

Imagem: Fotolia. Sergii Denysov

Relacionados:

  1. Doutrina
  2. Científico
  3. Química Geral
  4. Anatomia
  5. Geobotânica
  6. Cientificismo
  7. Ciências Auxiliares
  8. Antropologia Social
  9. Hierarquia
  10. Método Dedutivo