Conceito » Religião » Panenteísmo

Panenteísmo - Conceito, o que é, Significado

O panteísmo é uma abordagem filosófica segundo a qual o universo e tudo o que existe nele equivale a Deus. Em outras palavras, tudo é Deus. Na verdade, se olharmos para a etimologia da palavra, a mesma vem do grego “pan” que significa tudo e “theos” que quer dizer Deus. Uma versão similar ao panteísmo é o panenteísmo, uma doutrina filosófica proposta pelo filósofo alemão Christian Friedrich Kraus no século XIX.

Panteísmo versus Panenteísmo

De acordo com o panteísmo, o conceito de Deus e de mundo são equivalentes, uma vez que Deus não está fora do mundo. A identificação entre Deus e o mundo como uma única realidade implica uma crítica ao cristianismo, já que segundo a Bíblia, Deus é o criador do mundo e por isso se trata de dois conceitos diferentes. Neste sentido, o panteísmo tem sido acusado por vezes como uma forma de ateísmo.

Em compensação, a doutrina do panteísmo sustenta a ideia de Deus e mundo como estreitamente relacionadas, embora não sejam conceitos que podem ser identificados. Consequentemente, o panenteísmo defende a reciprocidade entre Deus e mundo, mas nega a equivalência entre ambos.

A abordagem filosófica do panenteísmo é uma tentativa de conciliar dois tipos de posturas: o teísmo e o panteísmo

De acordo com o teísmo há um Deus que cria o mundo e do ponto de vista do panteísmo não se pode falar de um Deus que cria o mundo.

Estas duas visões são claramente opostas e a princípio inconciliáveis. No entanto, o panenteísmo apresenta um argumento que permite harmonizar as duas visões: a natureza de Deus tem duas dimensões em um mesmo ser, por ser o mesmo que o mundo, paralelamente, é algo transcendente ao mundo.

O Cristianismo se opõe tanto ao panteísmo como ao panenteísmo

Na Bíblia, a origem do mundo é explicada a partir da ação de um Deus criador. Consequentemente, Deus é necessariamente diferente do mundo e independente dele. De acordo com teólogos cristãos, tanto o panteísmo como o panenteísmo caem no erro de identificar a ideia de Deus e de mundo, dois conceitos que estão relacionados, mas que não são equivalentes nem complementares, uma vez que Deus não pode ser o mesmo que aquilo que criou.

De acordo com a doutrina cristã, especialmente a católica, na atualidade existem novas formas de panteísmo e panenteísmo. Assim, essas ideias que defendem a salvação do homem seguindo os ditados da natureza revelam o desprezo do papel de Deus como criador.

Imagem: Fotolia. olgachernyak

Relacionados:

  1. Personalismo
  2. Deus
  3. Deísmo
  4. Espírito Santo
  5. Teísmo
  6. Nada (Filosofia)
  7. Gnosticismo
  8. Ateu
  9. Agnóstico
  10. Incredulidade