Conceito » Educação » Conhecimento

Conhecimento - Conceito, o que é, Significado

O conhecimento é uma das capacidades mais importantes do ser humano, um poder que tem um grande potencial, uma vez que o saber se atualiza constantemente como mostra o processo de formação que supera um aluno ao longo de sua vida.

Uma pessoa de oitenta anos sabe mais do que uma criança de dez, graças à sua experiência adquirida na "escola da vida". Ou seja, a compreensão do meio e as diferentes ciências são um legado para a evolução da própria humanidade.

Busca pela verdade

A filosofia que nasceu na Grécia antiga é um reflexo do valor da própria história do conhecimento como um bem fundamental para a busca da felicidade. Nomes importantes como Platão, Tomás de Aquino, Descartes, Hume e Kant fizeram sua contribuição para este legado de sabedoria.

Já que o fim de todo ser humano não é apenas ser feliz, como bem explicou Aristóteles que do ponto de vista afetivo qualquer pessoa pode buscar sua realização pessoal. Do ponto de vista intelectual, o objetivo do ser humano é a busca pela verdade.

Por meio da razão, o ser humano pode atingir a essência das coisas. Ou seja, pode interiorizar as ideias. Esta capacidade intelectual é imaterial, deste modo, o ser humano pode acumular inúmeras idéias, mais precisamente porque não ocupam um espaço físico em algum lugar do cérebro.

A essência do ato de conhecer é a intenção como bem explicou Tomás de Aquino, ou seja, a idéia de árvore se refere, por exemplo, ao conceito de árvore real e observável. Graças a esta capacidade a pessoa pode sair de si mesma e compreender o ambiente circundante.

Não é possível apenas acumular informações sobre diversos assuntos, mas também conhecemos pessoas diferentes ao longo da vida. E mesmo vivendo em uma sociedade onde o sentimentalismo parece um valor em ascensão, na realidade, vale ressaltar que só é possível amar alguém de verdade quando realmente sabe quem é.

Por isso é importante conhecer a pessoa de verdade. Esta é uma das razões pela qual a paixão pode ser apenas uma miragem, uma vez que esta é uma fase de idealização.

Formas de aprendizagem

Há muitas maneiras diferentes para crescer em sabedoria. Você pode aprender de forma autodidata através da leitura, pelo exemplo positivo de outras pessoas, pela formação acadêmica, orientação, experiência prática em viagens, etc. A mente estrutura este conteúdo de forma ordenada.

Imagem: Fotolia. faithie

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: