Conceito » Religião » Burca

Burca - Conceito, o que é, Significado

Em alguns países árabes, as mulheres precisam cobrir seus corpos com alguma peça de roupa quando saem de seus lares. Este costume possui algumas variantes, já que existem três trajes diferenciados: o hijab, o niqab e a burca. O primeiro é um véu ou lenço usado pelas mulheres muçulmanas para cobrir o cabelo. O segundo é um véu que cobre o cabelo e também o rosto, mas os olhos ficam descobertos.

Por último, a burca é uma vestimenta que cobre o corpo da mulher em sua totalidade, pois até os olhos são cobertos por uma malha ou rede de tecido.

Nos países ocidentais, o uso do hijab ou do niqab pelas mulheres árabes é aceito com total normalidade, pois se entende que ambas as vestimentas fazem parte de uma tradição cultural que deve ser respeitada. No entanto, o uso da burca provoca reações opostas.

A origem da burca antecede o Islã

Alguns povos do deserto cobriam seus corpos por completo para proteger-se das tempestades de areia. Esta tradição não tem relação com o surgimento do Islã no século VII d. C nem com qualquer preceito do Alcorão.

A burca, como é conhecida hoje em dia, começou a ser usada no Afeganistão no início do século XX quando o líder da nação afegã impôs seu uso entre as mulheres de seu harém. Com esta norma conseguia que outros homens não pudessem observar as mulheres que faziam parte de seu harém pessoal.

O debate sobre a burca

No Ocidente não há nenhuma diferença de tipo legal que distingue homens e mulheres. Ambos os sexos têm os mesmos direitos e obrigações, mas quando há alguma discriminação contra a mulher, geralmente provoca uma reação contrária. Embora haja determinados comportamentos machistas, o movimento feminista e a sociedade como um todo consegue fazer com que homens e mulheres vivam em um plano de igualdade ou, na menor das hipóteses, com menos desigualdade do que em outras épocas.

O uso da burca provoca controvérsias porque entra em conflito com a igualdade jurídica e social das mulheres. O fato de uma mulher cobrir-se por completo gera dúvidas e perguntas sem uma resposta fácil: Trata-se de uma decisão livre da mulher ou uma imposição masculina? É uma tradição cultural como qualquer outra e que deve ser respeitada? Podemos ser tolerantes com aqueles que impõem sua intolerância sobre as mulheres? Podemos legislar contra este tipo de roupa porque atenta contra a imagem e a dignidade da mulher? É aceitável que uma mulher viva em uma espécie de prisão?

Imagens Fotolia: Nikolay92, Pierre

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: