Informática - Conceito, o que é, Significado

InformaticaA palavra informática é a síntese de dois conceitos: a ideia de automático e a de informação. Este esclarecimento nos permite recordar que ofimática não é o mesmo que informática, uma vez que a ofimática se refere às atividades próprias de um escritório utilizando ferramentas informáticas.

Quando pensamos no significado de informática é muito provável sua associação com um PC e que há um mundo de usuários. Entretanto, vale a pena recordar brevemente quais são os fundamentos da informática.

Fundamentos da informática e seus principais componentes

Os computadores estão baseados em uma só ferramenta: a lógica. Neste sentido, as operações executadas pelos computadores dependem das leis lógicas, graças à criação da inteligência artificial que nos permite interagir de maneira eficaz com os dispositivos informáticos empregados. Assim, a lógica formal é a linguagem que possibilita efetuar cálculos ou realizar inferências para dialogar com uma máquina.

Quem se interessa pelo estudo da informática deve se familiarizar com os componentes materiais de um computador: o conhecido hardward, formado pelo disco rígido, teclado, impressora, tela e todo o suporte material.

Para que um computador possa operar é necessária a existência de um servidor e de um conjunto de programas específicos (como um servidor de correio eletrônico ou um servidor FTP para a transferência de arquivos).

Para trocar informação é preciso contar com uma rede conectada entre si (as redes informáticas são classificadas em função do seu tamanho e forma).

Para que exista uma comunicação informática é imprescindível contar com uma linguagem de programação específica e, por sua vez, interagir com os procedimentos lógicos já mencionados (as principais linguagens de programação são Ada, Basic, Cobol, Java, Usp, Pascal e C++). Estes programas formam o software que combinando com o hardware constituem um sistema informático.

A informática permite executar ordens, calcular e todo tipo de operação inteligente

Para isso é necessário contar com uma memória. A memória RAM é a responsável por armazenar os dados que o usuário estabelece uma relação. Neste sentido, quando maior a capacidade de armazenamento mais programas podem ser utilizados. A memória USB é um tipo dispositivo (os conhecidos pendrives) que permite armazenar todo tipo de documentos.

Consequentemente a informática pode ser entendida como um modelo de inteligência na qual a máquina utiliza uma linguagem, uma memória, uma série de funções através de programas, tudo isso, a serviço da comunicação humana.

Foto: iStock, Liima10 / dolgachov

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: