Conceito » Filosofia » Mentalidade

Mentalidade - Conceito, o que é, Significado

Cada pessoa tem uma série de ideias e convicções pessoais que formam sua visão geral sobre a vida. Tais ideias e convicções são o fundamento de uma mentalidade. Pode-se dizer que a mentalidade é sua forma de entender a existência.

A mentalidade, tanto individual como coletiva, depende da tradição cultural, a educação recebida pela família e as circunstâncias sociais e históricas de cada época. Em alguns casos, a forma de pensar de um indivíduo pode estar relacionada à sua herança genética.

Mentalidade capitalista

O pensamento vital de algumas pessoas é regido por uma visão capitalista. Quando investem, buscam o maior benefício possível. Normalmente, não gastam tudo o que têm porque dão importância à economia e ao investimento. Acreditam que tudo se resume em comprar e vender, por isso tentam comprar barato e vender caro. Enfim, os projetos realizados são avaliados de acordo com um critério de rentabilidade.

Mentalidade conservadora

Há pessoas que se apegam aos valores tradicionais para dar sentido à sua vida. Aqueles com uma mentalidade conservadora dão um valor especial para a família, a religião, a disciplina e aos costumes de seus antepassados.

Na verdade, são conservadores porque querem manter e preservar as tradições frente às novidades que vão surgindo. O indivíduo conservador geralmente adota uma atitude contrária às mudanças sociais e com as novas tendências.

Perspectiva ganhadora e perdedora

O ganhador pensa e age com um objetivo: ser o melhor e superar os seus concorrentes. O perdedor se sente derrotado de antemão e percebe a si mesmo como vítima. Ambos partem de um estado mental prévio que determina o sucesso ou o fracasso dos seus projetos.

A visão empreendedora

O empreendedor tem uma mentalidade única. É uma pessoa determinada e autoconfiante, que não se rende com facilidade e está disposta a sacrificar-se para alcançar seus objetivos. Geralmente, o empreendedor é criativo, possui qualidades de liderança, não tem medo do fracasso, aprende com os erros, assume o risco e enxerga as oportunidades onde os outros veem problemas.

Os tópicos da mentalidade de cada povo

Cada povo tem suas próprias características, por isso se fala de uma mentalidade argentina, espanhola ou britânica.

De acordo com os tópicos populares, os argentinos são apaixonados, amantes da carne, despreocupados, arrogantes e fanáticos por futebol. Os espanhóis são alegres, invejosos, expressivos, amantes da siesta e criativos. Os britânicos são pontuais, pragmáticos, competitivos, viciados em apostas esportivas e de bons costumes.

Imagem: Fotolia. Arpad Nagy-Bagoly

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: