Conceito » História » Helenização

Helenização - Conceito, o que é, Significado

Os termos heleno, helenismo, helênico e helenização têm a mesma etimologia, a palavra grega hellen, que significa precisamente grego. Portanto, o conceito helenização se refere a uma ideia específica: a assimilação da cultura e da tradição grega.

O período helenístico

A partir das conquistas de Alexandre Magno, os gregos passaram a ocupar muitos territórios que se tornaram colônias. Desta forma, o modelo grego prevaleceu nessas novas colônias em um sentido amplo. Assim, a filosofia, a política e a arte que haviam cultivado - especialmente os atenienses – adaptou-se ao contexto social dos novos territórios.

A maioria dos historiadores situa o período helenístico entre as mortes de Alexandre Magno, em 323 a. C e de Cleópatra, em 30 a. C. Durante estes 300 anos, o idioma, a cultura e a mentalidade grega prevaleceram em muitos territórios. Esta difusão do paradigma grego é considerada como a origem da civilização ocidental.

A cidade de Alexandria e seu ilustre museu representam o modelo de helenização

Filipe II da Macedônia, pai de Alexandre, havia conquistado a maioria das cidades-estado da Grécia e seu filho finalizou seu projeto consolidando um novo modelo político, de modo que as cidades-estado perderam sua independência política e acabaram fazendo parte de um império dominado por um sistema monárquico. Assim, a cidade de Alexandria, no Egito, se tornou a nova Atenas durante o período helenístico e esta circunstância expressa o verdadeiro espírito de helenização.

O símbolo da helenização da Alexandria foi sua grande biblioteca

Nela eram pesquisadas as mentes mais privilegiadas do mundo antigo:

- Hiparcro fez um mapa das constelações e mediu o brilho das estrelas;

- Euclides fundou a geometria entendia hoje;

- Herófilo se dedicou à filosofia e afirmou que o cérebro é sede da inteligência no lugar do coração;

- Arquimedes focou na mecânica, na hidrostática e projetou todo tipo de máquinas;

- Ptolomeu assentou as bases da astronomia e sua visão sobre a situação da Terra no universo esteve vigente durante 1500 anos;

- Eratóstenes estudou os movimentos dos astros e fez a primeira medição da Terra;

- A matemática e astrônoma Hipatia, que foi assassinada como consequência das tensões religiosas vividas na Alexandria, é o símbolo do fim do período helenístico.

Cada um dos cientistas da Biblioteca pesquisou sobre alguma área da realidade, o que na atualidade conhecemos como disciplinas científicas. Neste sentido, para a mentalidade grega a ordem do universo ou cosmos deve ser explicada com critérios estritamente racionais.

Imagem: Fotolia. Iakov Kalinin

Relacionados:

  1. Hélade
  2. Sincretismo
  3. Etimologia
  4. Filosofia Renascentista
  5. Esparta
  6. Superpotência
  7. Neocolonialismo
  8. Califado Abássida
  9. Simpósio
  10. Praxe