Conceito de Pensamento Científico

Uma criança de três anos pensa de maneira mágica, o homem do paleolítico pensava a partir de uma perspectiva mítica e uma pessoa da Idade Média refletia através de superstições. Estes exemplos ilustram um fato evidente: o pensamento tem muitas formas e dimensões. Desde a Grécia Antiga até os dias atuais o ser humano desenvolveu uma maneira de pensar que mudou a história da humanidade: o pensamento científico.

Aspectos fundamentais do pensamento científico

Todos os acontecimentos ao nosso redor ocorrem por uma razão, ou seja, há algumas causas que explicam os fenômenos e estas causas podem ser descobertos a partir de um método baseado no método científico. Neste sentido, o esquema geral do método científico é a seguinte:

1) uma hipótese explicativa sobre o fenômeno observado;

2) acúmulo de dados baseados na observação e na experimentação;

3) contraste dos dados obtidos com a hipótese inicial;

4) uma vez verificados os dados analisados já é possível estabelecer uma lei geral que explica este fenômeno.

Consequentemente, o pensamento científico é baseado no rigor da pesquisa, na quantificação de dados e leis e nas teorias que sustentam as observações.

O pensamento científico é uma forma de conhecimento que não dá lugar à subjetividade, à fantasia, aos preconceitos, enfim, a tudo que não pode ser demonstrado. Neste sentido, todo raciocínio científico é baseado na objetividade, na racionalidade e na sistematicidade.

O pensamento científico e a vida cotidiana

Em nossa vida diária podemos (e devemos) incluir uma mentalidade científica para oferecer uma explicação do que acontece ao nosso redor. Se analisarmos um fato que temos que fazer com objetividade (qual é sua causa, como e quando ocorrem, com que frequência, etc.). Por outro lado, devemos usar critérios de racionalidade, ou seja, com base nas leis da lógica e nos princípios da razão humana. Por último, a sistematicidade é o critério que nos permite compreender um acontecimento dentro de um contexto.

O pensamento científico está muito presente na vida cotidiana e nos permite fazer perguntas baseadas na razão, o que nos leva a buscar a verdade. Em outras palavras, uma pessoa com mentalidade científica quer saber o porquê dos acontecimentos.

Imagem: Fotolia. benjavisa

Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (fev., 2017). Conceito de Pensamento Científico. Em https://conceitos.com/pensamento-cientifico/. São Paulo, Brasil.

  • Compartilhar
Copyright © 2010 - 2024. Editora Conceitos, pela Onmidia Comunicação LTDA, São Paulo, Brasil - Informação de Privacidade - Sobre