Risco - Conceito, o que é, Significado

RiscoO termo risco se refere à possibilidade de sofrer algum tipo de prejuízo ou ser vítima de alguma ameaça. Este termo adota vários formatos seja para instituições como para pessoas. É por isso que o risco se refere a diferentes áreas com a possibilidade de sofrer um incidente negativo. O risco, ou seja, a percepção do risco é um elemento importante no comportamento humano. Ele é estudado especialmente na economia e em qualquer tipo de operação financeira. Pode-se dizer que o homem por natureza tem aversão ao risco e apenas enfrenta a situação quando percebe uma possibilidade de benefício.

No conto de fadas ou nas diversas mitologias se retrata com frequência a figura do herói como um personagem que enfrenta perigos sem se importar com eles. O que se considera comum, é que o herói coloca em segundo plano qualquer tipo de risco que possa acontecer. Assim, geralmente a motivação recai na solução de um determinado conflito e a resolver um problema de forma pacífica. Esta consideração possibilita a compreensão de como funciona o risco na tomada de decisões. O risco pode ser assumido desde que haja justificativa em termos de beneficio, do contrário o homem costuma retirar-se da ação.

Este tipo de consideração é exatamente utilizado no mundo das finanças. Quando uma determinada pesquisa é de risco, o que se espera é que seu retorno seja maior. Assim que se considera a possibilidade de perder dinheiro e a de ganho é pouca e um risco a assumir, esse investimento deve ser deixado de lado. O mesmo acontece com os empréstimos: um devedor com um histórico comprometedor deve pagar mais juros que um devedor que cumpre com suas obrigações em dia. Isto se deve pelo fato do empréstimo destinado ao primeiro ser de risco maior. A mesma situação acontece com os países, quando coloca em dúvida o mercado de capitais. Aqueles considerados como devedores de menos risco tem uma taxa menor que os considerados de alto risco. É por isso que alguns consideram a taxa de juros “o preço da confiança”.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: