Conceito » Direito » Crime Passional

Crime Passional - Conceito, o que é, Significado

Nos meios de comunicação e na linguagem coloquial, fala-se dos crimes passionais em referência aos homicídios cometidos como consequência de alguma disputa sentimental.

Como critério geral, trata-se de ações violentas que constituem em um crime. Nos últimos anos, o rótulo "crime passional" foi substituído por outros, como "violência de gênero" ou "violência doméstica".

O uso de palavras é importante para descrever os fatos

Para alguns, o conceito crime passional é inadequado, pois no fundo expressa certa justificativa de violência, já que algo "bom" (a paixão do amor) é o que estimula a ação criminosa.

Em algumas crônicas jornalísticas o assassino é apresentado como um homem que amava profundamente sua amante, mas que não pôde controlar seus sentimentos e por isso acabou matando-a. Para evitar este tipo de linguagem eufemística e inadequada começou a ser usado o conceito violência de gênero.

O ciúme, o senso de posse e a cultura machista são as principais causas dos crimes contra as mulheres.

Embora todo crime ou ato violento contra as mulheres tenha características específicas, podemos falar de uma série de circunstâncias gerais. Do ponto de vista psicológico, alguns homens acreditam que suas parceiras são de sua propriedade (na linguagem popular se usa a frase conhecida "matei porque ela era minha").

Em certas ocasiões, as reações violentas dos homens são resultado de uma mentalidade machista profundamente enraizada no conjunto da sociedade.

O lado sinistro do amor

A questão da violência de gênero revela um fato complexo: o amor tem uma dimensão potencialmente perigosa. Há pessoas que amam com respeito e sem imposições, enquanto outras têm uma forma de amar dominadora e opressiva.

Do ponto de vista do amante possessivo, seu sentimento é intenso e puro (é bem provável que ele não veja a perversão de sua ideia de amor).

Em resumo, na maioria dos atos violentos contra as mulheres há uma combinação de dois fatores: uma mentalidade machista que não aceita que mulheres e homens sejam iguais e uma ideia de amor baseada no domínio.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: