Conceito de Autossuficiência/Autossuficiente

Lilén Gomez | Março 2023
Professora de Filosofia

Entendemos por autossuficiência a capacidade de um sujeito (ou entidade como um Estado ou uma comunidade) satisfazer as suas necessidades pelos seus próprios meios, através do abastecimento daqueles recursos essenciais à sobrevivência, sem depender de agentes externos. A palavra combina o grego αὐτός (autos), usado para nomear a identidade de ‘si mesmo’, juntamente com o termo latino sufficientia, que se refere á aquilo que ‘basta’ ou que é ‘suficiente’.

Autossuficiência e autarquia

A ideia de autossuficiência está relacionada em suas origens na Grécia antiga à noção de autarquia (autarkeia), cujo significado estava inicialmente ligado à ordem da política e da economia, pois se referia à capacidade dos Estados de suprirem-se sozinhos com seus próprios recursos. Mais tarde, o conceito de autarkeia teve grande importância nas diferentes correntes de pensamento na Grécia helénica, em especial, entre os estoicos, os cínicos e os epicuristas, uma vez que era considerado o fundamento prático do bem e da felicidade.

Para os cínicos, — uma escola de pensamento representada principalmente por Diógenes de Sinope, por volta do século IV a.C., —exercer a máxima autossuficiência possível, além de levar uma vida frugal e de acordo com a natureza, era a garantia da felicidade, pois assegurava a máxima independência e, portanto, a maior liberdade possível aos homens. Nesse sentido, os cínicos rejeitavam as convenções sociais, considerando-as arbitrárias e, consequentemente, a causa do vício entre os seres humanos, pois os distanciava da virtude.

Tanto os cínicos quanto os estoicos (no início do século III a.C.) propuseram a autonomia individual como alternativa política à crise dos esquemas da polis. Na perspectiva do individualismo estoico, embora a liberdade e a felicidade também se impliquem e sejam fruto do autocultivo de cada indivíduo, a autarkeia —que conduz a elas— se realiza por um caminho ascético, caracterizado pela renúncia aos prazeres materiais.

Autossuficiência no contexto atual

Na atualidade, a ideia de autossuficiência é atravessada por uma dimensão moral cujo desenvolvimento se aprofundou nas sociedades capitalistas em sua fase neoliberal, durante as últimas décadas. A filósofa americana Judith Butler (1956) apontou que a suposição da autossuficiência como máxima individual, sob coordenadas neoliberais, resulta em uma culpabilização ou responsabilidade social de indivíduos suscetíveis a precariedade a que eles próprios estão expostos por razões estruturais.

A autossuficiência funciona como um mandato e como uma máxima moral, em virtude da qual cada indivíduo passa a ser o único responsável pelos seus sucessos e fracassos, que se explicam de acordo com as decisões que esse indivíduo tomou ao longo da sua vida. Então, as desigualdades sociais passam a ser lidas em termos de decisões pessoais: assim, por exemplo, a pobreza passa a ser explicada em virtude do caráter indolente ou preguiçoso dos indivíduos, deixando de lado as causas econômicas, políticas e sociais que levam a dita situação. Nesse sentido, o outro lado dessa ultra-individualização é a desintegração de toda estrutura de sustentação social-estatal, objetivo para o qual se dirigem as correntes do pensamento neoliberal, visando a anulação da intervenção do Estado sobre o mercado.

Neste contexto, a autonomia e autossuficiência dos sujeitos não se configura mais como autocultivo, do modo que pegavam os movimentos filosóficos da Grécia helênica, mas sim como mecanismos ideológicos mediados pela capacidade de consumo no mercado. Ou seja, a autossuficiência, ligada ao sucesso pessoal, surge em relação direta com o poder de compra e a possibilidade de acesso a objetos de luxo (por exemplo, a possibilidade de comprar um carro ou um celular de última geração), distanciando-se da rejeição dos prazeres banais que defendiam os antigos.

Artigo de: Lilén Gomez. Professora de Filosofia, com desempenho em ensino e pesquisa em áreas da Filosofia Contemporânea.

Referencia autoral (APA): Gomez, L.. (Março 2023). Conceito de Autossuficiência/Autossuficiente. Editora Conceitos. Em https://conceitos.com/autossuficiencia/. São Paulo, Brasil.

  • Compartilhar

Relacionados

  1. Painel Solar
Copyright © 2010 - 2023. Editora Conceitos, pela Onmidia Comunicação LTDA, São Paulo, Brasil - Informação de Privacidade - Sobre