Conceito de Polarização (social-política)

Gemma Alvarado | Setembro 2023
Lic. em Psicologia. Mestre em Humanidades

A polarização é um fenômeno social definido como o conflito entre opostos cujo espectro abrange os aspectos políticos, sociais e psicológicos. A polarização surge sempre que as posições se radicalizam, aumentando a sua rigidez e reduzindo a capacidade de diálogo, consenso e compreensão. Além disso, a polarização tende a ver a posição oposta como algo estranho e com o qual não pode concordar de forma alguma.

A nível pessoal, quando um indivíduo tende a polarizar a sua posição, é porque um grupo ao qual se considera pertencer intervém e põe de lado a sua visão particular para assumir a do seu coletivo. No aspecto psicológico, quem expressa uma posição polarizada tende a gerar rejeição emocional no grupo que tem uma posição oposta.

Tipos de polarização

Como elemento social, dois tipos de polarização podem ser propostos segundo alguns autores:

I. Polarização social: quando são mantidas posições radicalizadas dentro de grupos e/ou movimentos sociais.

II. Polarização política: surge quando existem duas posições diferenciadas dentro dos partidos políticos ou no que diz respeito ao apoio a determinados atores políticos. Isto é muito evidente, por exemplo, quando um ator político é capaz de gerar duas posições contrárias: amor ou ódio pela sua pessoa apenas pela imagem que oferece.

Efeitos de polarização

Os efeitos da polarização, tanto sociais como políticos, são vários e são mencionados abaixo:

1. Redução da identidade pessoal: como já foi referido quando há polarização, a identidade pessoal é reduzida ou englobada em maior medida pela identidade de grupo, assumem-se posições radicais do grupo independentemente de a nível individual a posição não ser necessariamente essa.

2. Rivalidade e conflito com posições opostas: Quando há polarização, a posição oposta é geralmente rejeitada. Quando normalmente uma pessoa buscaria dialogar e encontrar coincidências, neste caso tenderá a criar uma rivalidade e anular o grupo com posição oposta. A longo prazo, estes tipos de questões costumam desencadear um conflito, uma vez que ambas as partes permanecem rígidas e fecham qualquer possibilidade de diálogo. A harmonia e o diálogo são mantidos apenas com o grupo com o qual a posição é compartilhada e a união desses grupos é mantida em grande parte pela rejeição do grupo oposto.

3. Redução da capacidade de crítica e diálogo: a nível pessoal, quando se assume uma posição polarizada, perde-se a capacidade de criticar o próprio grupo e de alguma forma, o pensamento e o raciocínio a nível individual são ofuscados pelas visões rígidas adotadas de forma coletiva. Isso faz com que a pessoa perca a capacidade de criar sua própria perspectiva pessoal sobre as situações, geralmente construindo julgamentos infundados sobre a posição oposta.

4. Posições neutras são evitadas a todo custo: no caso daqueles que têm posições neutras em relação à questão polarizada, serão constantemente pressionados a tomar uma posição ou, a opinião neutra tentará ser enquadrada em uma posição ou na oposta.

5. Incentiva o conflito e também a violência: a visão rígida de um Eles contra Nós a longo prazo não é apenas uma atitude excludente, mas incentiva o fanatismo que cria rivalidades no nível emocional, onde apenas o grupo ao qual a pessoa pertence importa e aqueles que pertencem ao grupo oposto não são considerados. Com o tempo, a manutenção desta mentalidade pode dar lugar a conflitos e violência.

6. Manipulação da mídia: Dada a rigidez e radicalização da posição, é muito comum a manipulação em massa por parte daqueles que se levantam como líderes de grupo.

Posições polarizadas são negativas

Como foi analisado, a polarização tem efeitos que, a longo prazo, são negativos a nível social, político e psicológico para as pessoas. Em geral, é utilizado como forma de manipulação em massa para fragmentar socialmente a união coletiva e acomodar posições que num ambiente de diálogo e abertura seriam provavelmente inaceitáveis.

Além disso, prejudica muito a capacidade do indivíduo de discernir, dar um ponto de vista e gerar um debate com argumentos sustentados, sendo estes últimos extremamente necessários para a interação social e a própria vida coletiva.

Certamente não é fácil ficar longe de posições polarizadas, principalmente quando a tomada de posição é socialmente exigida, mas é importante compreender a importância dessas dinâmicas e como elas funcionam para entender a posição individual que cada pessoa tem oportunidade de assumir dentro de seu próprio grupo social.

Artigo de: Gemma Alvarado. Licenciada em Psicologia. Mestre em Humanidades pela Universidade Autônoma do Estado de México.

Referencia autoral (APA): Alvarado, G.. (Setembro 2023). Conceito de Polarização (social-política). Editora Conceitos. Em https://conceitos.com/polarizacao/. São Paulo, Brasil.

  • Compartilhar
Copyright © 2010 - 2024. Editora Conceitos, pela Onmidia Comunicação LTDA, São Paulo, Brasil - Informação de Privacidade - Sobre