Militaria - Conceito, o que é, Significado

O gosto por tudo que envolve o mundo militar é conhecido pelo termo militaria. Em outras palavras, é a coleção de objetos que tem alguma relação com o exército.

Como em todos os passatempos, este contexto geralmente está focado em um tema especializado: armas da Segunda Guerra Mundial, uniformes antigos, condecorações de guerra, capacetes de soldados, cartazes com temas de guerra, entre outros.

O fenômeno militaria

Este tipo de coleção cria seu próprio mundo. É comum que seus admiradores se envolvam e se dediquem com a compra e venda de objetos, para isso utilizam fóruns especializados na internet. Este hobby está associado a lojas especializadas, museus de história militar, catálogos, revistas, feiras, enfim, há uma grande variedade de recursos vinculados à prática do colecionismo.

Neste mundo convive todo tipo de especialistas, como os historiadores, avaliadores ou especialistas em armas. Logicamente, os membros do exército e os veteranos de guerra são pessoas que têm propensão para este tipo de modalidade.

O fenômeno da militaria não deve ser interpretado como um simples acúmulo de objetos, uma vez que por detrás de qualquer objeto militar há sempre um relato histórico de acontecimentos

Nesse sentido, qualquer realidade histórica tem direta ou indiretamente alguma relação com um episódio de guerra.

Além da coleção de objetos militares e de sua dimensão histórica, deve-se levar em conta que tudo o que envolve os militares está ligado a símbolos, estética e mentalidade. Não se deve esquecer que os símbolos de um exército representam uma ideia geral: a defesa da pátria diante de qualquer ameaça possível. Do ponto de vista da estética, os uniformes militares chamam a atenção tanto de homens como de mulheres. No que diz respeito à mentalidade, o mundo militar está associado a certos ideais como liderança, coragem, proteção e honra.

O mundo do colecionismo

Cada modalidade de colecionismo tem sua própria denominação. As mais conhecidas são a filatelia (coleção de selos postais), a numismática (de moedas) e a bibliofilia (de livros). Outros menos populares são a coleção de bonecas e a de selos de charutos. O colecionismo pode ser para qualquer tipo de utensílio, desde o mais cotidianos até os mais sofisticados e raros.

Imagem: Fotolia. ChiccoDodiFC

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: