Conceito de Sabedoria

Lilén Gomez | dez. 2022
Professora de Filosofia

Sabedoria é o conjunto de saberes ou conhecimentos que se adquire ao longo da vida, seja por meio do estudo ou pela própria experiência. A sabedoria não se restringe, dessa forma, ao conhecimento especializado ou acadêmico, mas está relacionada ao campo da vida prática. Nesse sentido, é associada à capacidade ética de resolver conflitos e de aconselhar aos outros.

As origens da noção de sabedoria na Grécia antiga

Em seus primórdios, a ideia de sabedoria em diferentes partes do planeta estava ligada a uma origem religiosa. O povo grego chamava de sabedoria (sophia) ao agir de acordo com o entendimento, baseado no conhecimento do universo e na experiência vital. Para os antigos gregos, esse conhecimento era dotado de caráter religioso, pois era considerado um dom divino, ao qual os homens acessavam por compartilhar com os deuses a capacidade intelectual, ao contrário dos demais indivíduos. A parte racional do homem era, portanto, considerada a parte mais elevada, ideia que se manteve ao longo da história do pensamento ocidental.

As primeiras noções sobre sabedoria na Grécia estão relacionadas com a revelação da verdade sobre a Natureza. Os primeiros sábios (sophoi), segundo o próprio Aristóteles (384 a.C. – 322 a.C.), foram os que filosofaram sobre a Natureza e todo o universo. Esses se distinguiram por formular as primeiras teorias a partir da contemplação do céu e das regularidades do mundo físico, bem como dos fenômenos de geração da vida e da morte. Nesse ponto, as primeiras teogonias tornam-se cosmologias, na mesma medida em que a sabedoria deixa de ser primariamente religiosa para se tornar teórica. Ao mesmo tempo, os sábios eram considerados homens com protagonismo, que conduziam os outros na verdade, sem serem eles próprios conduzidos por nenhum outro ser humano.

Sabedoria na Grécia clássica

Com o desenvolvimento da filosofia pré-socrática, fundamentalmente a partir do pensamento de Parmênides de Eleia (no século V a.C.), a ideia de sabedoria é associada à concepção de ser, ou seja, saber é conhecer o que é, enquanto, o que não é, não pode ser conhecido.

Por volta da época de Sócrates (470 a.C. – 399 a.C.), existiam dois modelos de sabedoria que se opunham. Por um lado, o modelo tradicional, e, por outro, um mais recente, que surgiu paralelamente à formação das cidades-estado (polis), construído com base na arte ou na técnica (tekhné). Este novo modelo, que respondia a uma crise do saber tradicional, surgiu como resultado da experiência de intervenção política dos cidadãos no espaço público, que exigia o desenvolvimento de novos saberes retóricos. Perante tal situação, segundo a versão que nos chegou através dos Diálogos platónicos e da obra aristotélica, Sócrates empreendeu uma recuperação do status da sabedoria tradicional, contrapondo-a à nova sofística, que privilegiava a linguagem sobre o verdadeiro conhecimento intelectual.

Assim, para a tradição platônico-aristotélica, baseada na figura de Sócrates, a sabedoria será científica (episteme), desde que dirigida à verdade racional, à qual acessamos por meio de nosso intelecto. Porém, ao mesmo tempo, a sabedoria é pensada como uma práxis: o sábio, ao conhecer a verdade, conhece o bem supremo e, portanto, tem a responsabilidade de conduzir os outros homens para a boa vida.

Sabedoria popular x Tradição ocidental

Dentro de diferentes correntes de pensamento, como a corrente latino-americana conhecida por filosofia da libertação, a noção de sabedoria sob a concepção tradicional do Ocidente tem sido questionada, tomando a sabedoria popular como categoria central. Está se baseia no saber próprio dos setores populares, historicamente submetidos à pobreza e à marginalização, por não se inscreverem dentro dos parâmetros acadêmicos, vinculados ao modelo da racionalidade epistêmica clássica, mas se construírem a partir das experiencias comunitárias, das perspectivas e posicionamentos políticos do povo.

Nesse sentido, a filosofia da libertação entende que todo conhecimento é atravessado por interesses políticos e econômicos, de modo que não há uma sabedoria de verdade absoluta e universal, como sustentava o cânone filosófico do Ocidente, mas que todo saber implica uma prática concreta e situada.

Artigo de: Lilén Gomez. Professora de Filosofia, com desempenho em ensino e pesquisa em áreas da Filosofia Contemporânea.

Referencia autoral (APA): Gomez, L.. (dez., 2022). Conceito de Sabedoria. Editora Conceitos. Em https://conceitos.com/sabedoria/. São Paulo, Brasil.

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