Conceito » Educação » Eixos Temáticos

Eixos Temáticos - Conceito, o que é, Significado

No planejamento educacional os docentes precisam organizar os conhecimentos com certa coerência, caso contrário os diversos temas se apresentariam sem conexão alguma. Neste sentido, um eixo temático atua como um script básico que traz certa unidade a diferentes temas, mas com algumas conexões.

Um eixo temático é um conjunto de conteúdos e disciplinas relacionadas. Desta maneira, cada uma das áreas de estudo se relaciona com as outras porque todas compartilham o mesmo plano ou eixo. Esta forma de organizar e entender o conhecimento é especialmente útil porque permite conectar diversas matérias.

Do ponto de vista do planejamento educacional, a ideia de eixo temático serve para organizar um programa de estudos em diferentes módulos e avaliar as conquistas acadêmicas dos alunos. Na terminologia educacional, a ideia de eixo temático constitui um aspecto fundamental para questões metodológicas e didáticas no processo de ensino e aprendizagem.

Em poucas palavras, trata-se de saber o que ensinar e como devem ser organizadas as diversas áreas de conhecimento.

Dois exemplos ilustrativos

Um estudante precisa adquirir conhecimentos na área de matemática e estes são apresentados em um eixo temático formado pelas seguintes disciplinas: geometria, estatística, álgebra e cálculo.

Na estatística, o aluno deve familiarizar-se com conteúdos específicos, como a interpretação de diagramas, a análise de variáveis e fundamentos de probabilidade.

Na geometria, espera-se que o estudante tenha conhecimentos sobre o cálculo de áreas e perímetros em diferentes figuras geométricas e que conheça o plano cartesiano.

Nas áreas de álgebra e cálculo existem conteúdos sobre conjuntos naturais, sucessões, limites, etc.

No estudo da geografia de um país, pode-se utilizar o seguinte eixo temático: definição e exemplos de mapa físico e mapa político, componentes naturais, componentes econômicos, infraestruturas e aspectos relacionados à população.

Válido para projetos educacionais em museus

Na maioria dos museus, há uma abordagem educacional através da qual o conhecimento é transmitido sobre um conjunto de disciplinas.

Os visitantes de um museu de ciências naturais podem observar certos conteúdos didáticos organizados pelo seguinte eixo temático: classificação dos seres vivos, a célula como unidade fundamental da vida, assim como as diferentes formas de reprodução. Este exemplo de eixo temático permite ao visitante seguir uma pauta na hora de assimilar os conhecimentos.

Imagem: Fotolia. robu_s

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: