Conceito » Ciência » Movimento

Movimento - Conceito, o que é, Significado

Um movimento acontece quando um objeto é movido de um ponto de partida até um ponto final. Na verdade, este fenômeno afeta a toda a natureza em seu conjunto, pois tudo o que está ao nosso redor se move de alguma maneira. Na física, há três áreas que estudam o movimento: a cinemática, a dinâmica e a estática.

Diferenças entre cinemática, dinâmica, estática e as diversas modalidades de movimento

A cinemática está focada no estudo dos corpos sem levar em conta a força ou a massa que produzem. A dinâmica leva em conta as forças que causam o movimento. A estática trata dos corpos que se encontram em estado de repouso.

O movimento retilíneo uniforme é aquele em que a velocidade de um objeto não sofre qualquer variação. No entanto, se há uma força que aumenta a velocidade de um objeto, trata-se de um movimento retilíneo uniformemente acelerado. Em alguns casos pode ocorrer um movimento parabólico, elíptico ou pendular.

Do absoluto ao relativo

Uma dos primeiros problemas abordados pelos filósofos gregos foi o movimento, argumentando todo tipo de questão: por que as coisas mudam?; a mudança das coisas é real ou aparente?; há algo que produza movimento e que não se mova? Todas estas questões marcaram o rumo da filosofia e da ciência até hoje.

No século IV a. C o filósofo Aristóteles afirmou que o movimento natural depende da natureza intrínseca das coisas, neste sentido, reiterou que aqueles objetos que não se encontram em seu lugar natural tendem a retornar para o mesmo. Esta visão permaneceu vigente durante séculos até que Galileu, no século XVII, negou a abordagem da física aristotélica.

Para Galileu, não há um princípio de movimento absoluto, mas sim uma questão relativa. Isto significa que aquilo que está em repouso para alguém se encontra em movimento para outro observador e que tudo isso depende de um ponto de referência.

Além da física

A ideia analisada até aqui vai além da física. No mundo da cultura as correntes ou ismos são chamados de movimentos. Algo muito parecido acontece na esfera da política ou na sociedade como um todo. De qualquer forma, um movimento está formado por um conjunto de ideias e valores que são compartilhados por um grupo.

Imagem: Fotolia. Robert Kneschke

Relacionados:

  1. Velocidade Angular
  2. Cinemática
  3. Inércia
  4. Distância Percorrida e Deslocamento
  5. Teoria da Relatividade
  6. Movimento Browniano
  7. Física Clássica
  8. Efeito Coriolis
  9. Aceleração
  10. Energia Cinética