Célula - Conceito, o que é, Significado

CelulaTodos os seres do planeta têm algo em comum: estão formados por células. A célula é o elemento fundamental de tudo aquilo que tem vida.

Com a descoberta do microscópio foi possível observar a formação da matéria das plantas e dos animais, assim como suas partes, estruturas e órgãos. Observou-se que tudo é composto e formado por células.

Os organismos que possuem apenas uma unidade básica de vida recebem o nome de unicelulares (os protozoários e as bactérias), já aqueles que têm mais de uma vida são os pluricelulares

Nos seres superiores, as células podem ser de vários tipos, formando tecidos que têm uma função específica dentro do organismo que se encontram. Assim, cada célula tem um aspecto diferente dependendo do órgão que está inserido, embora todas essas células tenham a mesma estrutura e função, exceto os vírus e bactérias.

Em relação aos diversos tipos, existem as células procariontes (carecem de um núcleo, seu DNA é disperso e são característicos das bactérias) e eucariontes (aquelas que seu DNA está dentro do núcleo e são próprias dos organismos mais complexos). Pode-se afirmar que as células eucariontes são prova da evolução dos organismos vivos.

Existem dois tipos: as células de origem animal e as de origem vegetal

As primeiras não têm paredes celulares nem cloroplastos, mas possuem centríolos e vacúolos. As células vegetais são especializadas em uma função essencial, a fotossíntese, que se realiza devido à existência de cloroplastos.

Além dos tipos de células, podem ser compreendidas através de suas funções vitais: nutrição, relação e reprodução

A nutrição acontece a partir do contato celular com a água, assim como com outras substâncias (existe o processo de fagocitose e pinocitose). Devido à relação que possuem podem ser de tipo físico ou químico (concentração de sal, temperatura, luz, gravidade). Em relação à reprodução (capacidade de divisão celular) há três tipos: gemação, bipartição e divisão múltipla.

Nos últimos anos, o conhecimento da estrutura celular permitiu a clonagem de células humanas. Este conhecimento científico é fundamental para curar doenças que até pouco tempo atrás eram incuráveis, mesmo assim existem setores que se opõem a estas práticas alegando razões éticas.

Imagem: iStock. gremlin

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: