Conceito » Educação » Figuras Geométricas

Figuras Geométricas - Conceito, o que é, Significado

A geometria é uma disciplina matemática que teve sua origem no Egito antigo. Quando o Nilo inundou as terras vizinhas, as mesmas estavam sujeitas a algum tipo de medição para a distribuição adequada das terras. Na verdade, a palavra geometria significa medição da terra.

A geometria é a extensão dos corpos

Quando a extensão aborda duas dimensões estamos falando da superfície e se considerarmos três das suas dimensões (comprimento, latitude e profundidade) nos referimos ao volume.

A figura geométrica é a representação de uma ou mais linhas, superfícies ou volumes. Por outro lado, as figuras geométricas podem ser de quatro tipos: iguais, semelhantes, equivalentes e simétricas. São iguais quando colocadas de forma sobreposta se coincidem. São semelhantes quando têm uma figura igual, mas diferentes em sua extensão. São equivalentes quando possuem uma figura diferente e uma extensão igual. Por último, são simétricas quando têm suas partes respectivamente iguais, mas colocadas de maneira inversa.

As figuras geométricas planas podem ser divididas de acordo com o tipo de linhas

As que têm linhas curvas são as figuras cônicas (a elipse e o círculo, por exemplo). As que têm linhas retas são os polígonos. Por sua vez, os polígonos podem diferenciar-se a partir da medida dos seus lados e ângulos (há polígonos regulares, irregulares, eqüiláteros e eqüiângulos). Os polígonos também podem ser classificados como ângulos internos ou em função do seu eixo de simetria. No entanto, a classificação mais comum descreve os polígonos a partir do número de lados, sendo as figuras mais conhecidas as seguintes: triângulo, quadrilátero, pentágono, hexágono, heptágono e octógono.

No estudo das figuras geométricas é muito útil conhecer sua área, isto é, o espaço que se encontra dentro dos limites da figura (por exemplo, a área do triângulo seria o resultado da multiplicação da sua base pela altura e dividir o resultado por dois).

Além da área, os alunos precisam familiarizar-se com outro conceito, o perímetro, que é a medida do contorno da figura (quando queremos conhecer o perímetro de um retângulo, devem-se somar todos os seus lados).

As figuras geométricas têm uma dimensão que vai além da matemática. Prova disso é o mundo da arte, onde os diferentes movimentos artísticos estão inspirados em conceitos e formas geométricas, sendo o cubismo o caso mais representativo na história da arte.

Imagem: Fotolia. arbalest

Relacionados:

  1. Tetraedro
  2. Octógono, Eneágono, Decágono
  3. Geometria Sagrada
  4. Geometria Espacial
  5. Lugar Geométrico
  6. Geoplano
  7. Geometria
  8. Tesserato
  9. Triângulo Escaleno
  10. Flor da Vida