Conceito » Cultura » Disney

Disney - Conceito, o que é, Significado

O termo Disney é internacionalmente conhecido e está associado à fantasia infantil e ao mundo do espetáculo. Trata-se de uma companhia líder no setor dos meios de comunicação fundada em 1923, em Hollywood, quando o cinema ainda não era sonoro e os filmes de animação eram uma autêntica raridade. O nome desta multinacional se deve a seu fundador, Walt Disney.

Um personagem com luzes e sombras

Existem várias biografias sobre Walt Disney. Na maioria delas aparece como um pioneiro da animação e como um visionário do entretenimento. Seus personagens Branca de Neve, Peter Pan, Bambi, Mickey Mouse e Dumbo foram levados ao cinema e se tornaram ícones para as crianças do mundo inteiro.

Do ponto de vista empresarial, Walt Disney foi um clássico homem da autoprodução que iniciou como um modesto desenhista, mas que em poucos anos fundou a empresa que leva seu nome lançando um dos parques temáticos de animação mais famosos de todo mundo, a Disneylândia. Na história do cinema tem um protagonismo especial, uma vez que introduziu o technicolor, inventou a câmera multiplano e a maioria de seus filmes animados foi um sucesso de bilheteria.

Apesar de sua imagem associada ao sucesso, em algumas biografias destaca seu lado obscuro

Na verdade, dizem que Walt Disney trabalhou a serviço do FBI para desativar o movimento sindical no mundo do cinema. Em sua vida privada, sofreu com os excessos do álcool, com manias obsessivas e uma aversão visceral contra os comunistas.

Segundo algumas investigações escondeu sua verdadeira identidade, pois na verdade não nasceu em Illinois, nos Estados Unidos, mas sim em uma cidade andaluz da Espanha. Sobre ele há todo tipo de lenda urbana, mas a mais particular diz que seu cadáver foi congelado criogenicamente e será devolvido à vida quando a ciência for capaz de ressuscitar os mortos.

Alguns dados de interesse

O mundo da Disney é na atualidade uma multinacional com uma ampla gama de produtos: parques temáticos, canais de televisão, videogames, estúdios de cinema e produtoras. Em 2017, a companhia adquiriu grande parte da 21 st Century Fox por um valor superior aos 52.000 milhões de dólares.

O parque da Disneylândia na Califórnia é um dos lugares mais visitados do mundo, pois supera os 15 milhões de turistas a cada ano. Alguns dos filmes produzidos por esta empresa foi um sucesso comercial, especialmente "A Branca de Neve e os Sete Anões" em 1937, "A Bela e a Fera" em 1991 e "Frozen" em 2013.

Algumas marcas internacionais estão integradas ao Walt Disney Studio Entertainment, como Pixar, Marvel, Blue Sky Studios, ESPN e Fox.

Imagem: Fotolia. dexailo

Relacionados:

  1. Cinema
  2. Funko
  3. Visionário
  4. Turismo
  5. Cinema Independente
  6. Catrina (Caveiras Mexicanas)
  7. WWE
  8. Comic Con
  9. Raccord
  10. Vinheta