Na cidade brasileira do Rio de Janeiro há um morro com 713 metros de altura: o morro do Corcovado. No seu topo há uma estátua de Jesus Cristo com os braços abertos, conhecida como Cristo Redentor.
O projeto de sua construção teve início em 1921, através do escultor francês Paul Landowski, que ergueu esta monumental escultura. O motivo de sua construção foi a comemoração dos 100 anos da independência do Brasil.
O trabalho necessário para erguer o Cristo Redentor durou dez anos. Deve-se levar em conta que sua altura atinge 30 metros e seu peso é de mais de cem mil toneladas (a estátua se encontra sobre uma base de 8 metros de altura). É feita de um material único: o granito. Quanto ao seu estilo arquitetônico, pertence a Art-Decó.
Os visitantes e turistas podem acessar o interior da estátua através de uma escada. Durante este trajeto há uma pedra em forma de coração e no seu interior há uma lista de todos aqueles que trabalharam na construção do Cristo Redentor. É importante lembrar que durante sua construção não houve vítimas entre os trabalhadores.
– Em 2007 foi escolhido como uma das sete maravilhas do mundo moderno;
– Toda a estátua é oca, exceto as mãos;
– Os braços do Cristo Redentor não tem o mesmo tamanho, já que o esquerdo tem 40 cm a menos que o direito. Esta diferença não se deve a um erro, pois a estátua foi projetada assim para resistir à força do vento;
– Os trabalhos para sua construção não foram realizados no Brasil, mas sim efetuados na França;
– O projeto do Cristo Redentor foi iniciado no século XIX quando o Brasil ainda era uma colônia de Portugal;
– Na atualidade, é um monumento visitado por mais de 2 milhões de turistas ao ano;
– Seu atrativo não desaparece durante a noite, já que a estátua é iluminada em algumas celebrações especiais da cidade;
– Através do morro onde está localizado é possível avistar praticamente toda a cidade do Rio de Janeiro.
Além do Cristo Redentor, as outras maravilhas do nosso tempo são as seguintes: Chichén Itzá na península de Yucatán; o Coliseu em Roma; a Grande Muralha da China; Machu Picchu em Cuzco, Petra na Jordânia e Taj Mahal na Índia.
Imagem: Fotolia. Aleksandar Todorovic
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (mar., 2017). Conceito de Cristo Redentor. Em https://conceitos.com/cristo-redentor/. São Paulo, Brasil.