Conceito » Educação » Autodidata

Autodidata - Conceito, o que é, Significado

AutodidataPode-se considerar autodidata a pessoa que adquire certos conhecimentos sem a ajuda de terceiros e de seguir uma educação regrada.

O autodidata é por sua vez um discípulo e professor, sendo o próprio a conseguir a informação necessária para sua aprendizagem, seja através da pesquisa de livros técnicos, navegando na internet, observando outras pessoas, assistindo palestras ou utilizando qualquer outro método que lhe seja conveniente.

Desvantagens de ser um autodidata

Ser um autodidata não é simples e nem todo mundo é capacitado para isso. Apesar desta forma de aprendizagem ter várias vantagens (flexibilidade, poder trabalhar com os recursos que quer, dedicação, etc.), a verdade é que apresenta duas grandes desvantagens que não são fáceis de superar.

Em primeiro lugar, o fato de não seguir uma educação regrada e formal, assim os conhecimentos adquiridos não são registrados em forma de um diploma ou de um certificado oficial, dos quais são essenciais para algumas profissões.

Por outro lado, nem todas as matérias são acessíveis para ser estudadas de forma autodidata. As áreas técnicas, como a neurologia, necessitam de alguém para orientar os passos do estudante de forma correta, uma vez que a figura de um professor é imprescindível.

Autodidatas famosos

No mundo da arte, especialmente, é normal a chegada de certas personalidades ao ponto mais alto de sua profissão, mesmo sem uma verdadeira formação acadêmica. O espírito autodidata, combinado pela sagacidade e amor à profissão levou muitos artistas a alcançar elevados níveis de excelência que pareciam impossíveis para uma pessoa sem estudo.

Este é o caso de Roberto Bolaño, escritor chileno considerado como um dos melhores autores da língua hispânica no século XX, que nem se quer chegou a terminar o Ensino Médio. Este sim foi um grande exemplo, Roberto era um leitor obstinado que lia um livro atrás do outro desde sua infância.

Mesmo caso é do diretor de cinema Quentin Tarantino, que nunca cursou uma Universidade, mas que aproveitou o seu trabalho em uma videolocadora para aprender tudo o que precisava sobre seu futuro trabalho. Como ele mesmo diz: “Não estudei cinema, assistia filmes”.

Talvez o caso mais curioso seja o de Jimi Hendrix. Ele é considerado o melhor guitarrista de todos os tempos, mas nunca foi a um conservatório. A base de toda a sua aprendizagem foi observar com detalhe os músicos mais velhos do blues. Como curiosidade, vale destacar que Jimi tinha apenas 14 anos quando comprou sua primeira guitarra, mesma época que foi suspensa as aulas de música no colégio que estudava.

Imagem: iStock. Wavebreakmedia

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: