Exousia - Conceito, o que é, Significado

No Novo Testamento aparece o termo grego exousia que se refere à autoridade ou ao poder espiritual de Jesus Cristo e, em menor medida, como autoridade exercida pelos apóstolos. Deve-se destacar que o Novo Testamento foi escrito em grego comum, também conhecido como koiné.

A exousia em Jesus Cristo

A figura de Jesus Cristo pode ser analisada a partir de muitas perspectivas. Se analisarmos a dimensão humana é indiscutível que houve uma notável capacidade de influência sobre seus semelhantes. Esta capacidade era exercida por sua autoridade espiritual. Suas palavras e suas ações foram percebidas pelos seus seguidores de forma intensa e esta faculdade extraordinária é descrita nas Escrituras Sagradas com a palavra exousia. A autoridade espiritual de Jesus Cristo é a chave para entender o papel dos seus seguidores, os apóstolos.

A exousia de Jesus Cristo lhe proporcionava um poder especial de persuasão. Neste sentido, algumas passagens bíblicas afirmam que a exousia de Jesus Cristo se baseava na dimensão espiritual de suas palavras e, acima de tudo, no amor que desprendia delas.

Na Bíblia, emprega-se a palavra exousia em alusão a Pedro, pois ele tinha autoridade espiritual para fundar a igreja cristã.

Um comentário sobre a palavra exousia

Para definir a palavra exousia podemos usar termos como poder, autoridade ou força. Do ponto de vista dos Evangelhos, a exousia tem uma explicação: a autoridade espiritual de Jesus Cristo é entendida como uma consequência lógica do poder de Deus. Assim, pode-se argumentar que a exousia de Jesus Cristo deve ser entendida como um dom divino. Graças a este dom Jesus Cristo pôde alcançar o coração das pessoas.

Num sentido mais restrito, o termo exousia é entendido apenas em relação à figura de Jesus Cristo ou de seus apóstolos. Entretanto, deve-se notar que certos personagens históricos tiveram uma autoridade espiritual única.

Sua autoridade sobre os demais não tinha nada a ver com o autoritarismo, mas esteve baseado em suas qualidades humanas excepcionais. Esta força espiritual extraordinária que possui alguns indivíduos tem, sem dúvida, uma dose de exousia, como foi demonstrada por alguns seres humanos, tais como Gandhi, Martin Luther King, Inácio de Loyola e Buda.

A ideia de autoridade como força interior é também conhecida com uma palavra: carisma

No seu verdadeiro sentido, o carisma é uma graça que Deus dá a algumas pessoas. No entanto, costuma-se falar do carisma de alguns líderes, ou seja, de uma espécie de magnetismo pessoal para atrair os demais (o poder do líder carismático é baseado em sua personalidade e suas qualidades como orador).

Imagem: Fotolia. Renata Sedmakova

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: