Conceito » Economia » Trabalho

Trabalho - Conceito, o que é, Significado

Denomina-se trabalho toda atividade de origem manual ou intelectual realizada em troca de uma compensação financeira pelo serviço prestado. Ao longo da história, o trabalho tem sofrido mutações significativas em relação à dependência empregado x empregador. De certa forma, os trabalhadores vêm conquistando certos direitos, especialmente no século XX, que correspondem a sua condição de assalariado.

Podemos rastrear formas primitivas de "trabalho" que foram realizadas antes da época de Cristo e que inclusive no início da era da modernidade apresentavam a escravidão como uma das formas mais comuns

Aqueles que possuíam capital compravam pessoas para realizar diferentes trabalhos (os trabalhos agrícolas e de construção eram os mais comuns) em troca de moradia e comida (precárias e escassas, sem nenhum tipo de autonomia econômica). Estas pessoas pertenciam ao amo e eram sua propriedade.

No entanto, as premissas revolucionárias da França no final do século XVIII trouxeram importantes e várias mudanças para o trabalhador. As proclamações de igualdade e liberdade alcançaram um progresso significativo em termos de melhoria no trabalho.

Mas, foi apenas no primeiro quarto do século XX que os trabalhadores conseguiram alcançar sua plenitude de direito trabalhista

O Estado de Bem-estar (The Welfare State) aprofundou os requisitos que os capitalistas deveriam cumprir com seus empregados. Foi sob este modelo de governo que o Estado passou a ser um interventor na economia, não deixando para trás esta questão crucial do país, assim os trabalhadores conseguiram grandes avanços em relação à sua situação de trabalho: menos horas de trabalho, férias renumeradas, atribuição de roupas e ferramentas adequadas ao seu trabalho.

Já o Estado potencializou de maneira notável o sistema de saúde e educação, tornando a previdência social a principal política estatal.

Em 1945, com a formação das Nações Unidas e três anos mais tarde com a declaração dos direitos humanos, foi abolido todo tipo de escravatura ou servidão que possa existir no mundo moderno.

Assim mesmo, existem muitos lugares que embora não definam a escravidão como antigamente, há milhares de pessoas que trabalham em condições precárias, cumprindo horas a mais do que têm direito e sem nenhuma compensação financeira em função do trabalho realizado. Isto é comumente conhecido como exploração laboral atingindo homens e mulheres, assim como as crianças.

Na declaração citada anteriormente, o trabalho é reconhecido como um direito humano que corresponde a toda pessoa que pode escolher seu trabalho dentro das possibilidades que lhe são apresentadas, devendo desenvolvê-lo de maneira adequada e digna.

Imagens: Fotolia. Alexandr Sidorov. Andrew Adams

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: