Conceito » Religião » Páscoa (Cristianismo)

Conceito de Páscoa (Cristianismo)

Durante o período de Páscoa, também conhecida como Semana Santa, os cristãos celebram a ressurreição de Jesus Cristo. Em outras palavras, comemora-se o caminho iniciado por Jesus Cristo em duas versões:

1) através da possibilidade dos seres humanos viverem uma vida plena, reconciliada e com uma proposta eternidade;

2) através da esperança com a humanidade, pois Deus é capaz de perdoar qualquer pecado do homem se ele acreditar de coração.

O termo Páscoa vem do hebreu pessach pode ser traduzido como passar por cima ou passar por alto. Para a tradição cristã é um momento de transição ou passagem da morte de Jesus Cristo para a vida.

As celebrações próprias da Páscoa recordam a última semana de Jesus Cristo entre os homens

No Domingo de Ramos se comemora a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém antes de sua morte. Os ramos de oliveira são o símbolo desta festa, uma vez que Jesus Cristo foi recebido entre seus seguidores com esses ramos.

- A Segunda-feira Santa recorda o sofrimento de Jesus Cristo, também conhecido como Paixão.

- A Terça-feira Santa, também conhecida na liturgia cristã como o Dia da Cruz, realiza procissões das quais exalta o sofrimento de Jesus Cristo na cruz.

- A Quarta-feira Santa é o primeiro dia de luto após a morte de Jesus Cristo. Neste dia se recorda também a traição de um dos seus discípulos, Judas Iscariotes. Esta data marca o final da Quaresma e das vésperas da Páscoa.

- A Quinta-feira Santa, na liturgia cristã, recorda a última ceia de Jesus Cristo com seus discípulos. Nos atos litúrgicos também se comemora o dia em que Jesus lavou os pés de seus discípulos, além de sua prisão por parte dos romanos.

- A Sexta-feira Santa, na liturgia, comemora a Morte de Jesus Cristo na cruz após o Via Crucis.

- No Sábado Santo se recorda a passagem entre a morte e a ressurreição de Jesus Cristo, trata-se de um dia de luto.

- O Domingo de Páscoa simboliza a passagem de Jesus Cristo (da morte para a vida) e é considerado dia mais importante da Semana Santa.

Além dos atos solenes da liturgia, durante a semana de Páscoa os cristãos devem refletir sobre o que representa Jesus Cristo em suas vidas, especialmente o que significa sua ressurreição.

Ao mesmo tempo, a Páscoa é um convite ao perdão dos pecados e a reconciliação de toda a humanidade.

A Páscoa judaica ou Pessach é um antecedente da Páscoa cristã

Os judeus também celebram a Páscoa para comemorar a fuga do cativeiro da qual estavam submetidos, no Egito. Os judeus celebram o Pessach ou Páscoa para recordar sua libertação como escravos; a conquista da liberdade como povo e a espera de um Messias salvador.

Imagem: Fotolia. mbolina

Relacionados:

  1. Domingo de Ramos
  2. Hosana
  3. Agnus Dei (Cordeiro de Deus)
  4. Via Crucis
  5. Cristologia
  6. Epifania
  7. Santa Ceia (Religião)
  8. Coroa do Advento
  9. Exousia
  10. Cores Litúrgicas