Conceito » Religião » Páscoa (Cristianismo)

Páscoa (Cristianismo) - Conceito, o que é, Significado

Durante o período de Páscoa, também conhecida como Semana Santa, os cristãos celebram a ressurreição de Jesus Cristo. Em outras palavras, comemora-se o caminho iniciado por Jesus Cristo em duas versões:

1) através da possibilidade dos seres humanos viverem uma vida plena, reconciliada e com uma proposta eternidade;

2) através da esperança com a humanidade, pois Deus é capaz de perdoar qualquer pecado do homem se ele acreditar de coração.

O termo Páscoa vem do hebreu pessach pode ser traduzido como passar por cima ou passar por alto. Para a tradição cristã é um momento de transição ou passagem da morte de Jesus Cristo para a vida.

As celebrações próprias da Páscoa recordam a última semana de Jesus Cristo entre os homens

No Domingo de Ramos se comemora a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém antes de sua morte. Os ramos de oliveira são o símbolo desta festa, uma vez que Jesus Cristo foi recebido entre seus seguidores com esses ramos.

- A Segunda-feira Santa recorda o sofrimento de Jesus Cristo, também conhecido como Paixão.

- A Terça-feira Santa, também conhecida na liturgia cristã como o Dia da Cruz, realiza procissões das quais exalta o sofrimento de Jesus Cristo na cruz.

- A Quarta-feira Santa é o primeiro dia de luto após a morte de Jesus Cristo. Neste dia se recorda também a traição de um dos seus discípulos, Judas Iscariotes. Esta data marca o final da Quaresma e das vésperas da Páscoa.

- A Quinta-feira Santa, na liturgia cristã, recorda a última ceia de Jesus Cristo com seus discípulos. Nos atos litúrgicos também se comemora o dia em que Jesus lavou os pés de seus discípulos, além de sua prisão por parte dos romanos.

- A Sexta-feira Santa, na liturgia, comemora a Morte de Jesus Cristo na cruz após o Via Crucis.

- No Sábado Santo se recorda a passagem entre a morte e a ressurreição de Jesus Cristo, trata-se de um dia de luto.

- O Domingo de Páscoa simboliza a passagem de Jesus Cristo (da morte para a vida) e é considerado dia mais importante da Semana Santa.

Além dos atos solenes da liturgia, durante a semana de Páscoa os cristãos devem refletir sobre o que representa Jesus Cristo em suas vidas, especialmente o que significa sua ressurreição.

Ao mesmo tempo, a Páscoa é um convite ao perdão dos pecados e a reconciliação de toda a humanidade.

A Páscoa judaica ou Pessach é um antecedente da Páscoa cristã

Os judeus também celebram a Páscoa para comemorar a fuga do cativeiro da qual estavam submetidos, no Egito. Os judeus celebram o Pessach ou Páscoa para recordar sua libertação como escravos; a conquista da liberdade como povo e a espera de um Messias salvador.

Imagem: Fotolia. mbolina

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: