Conceito » Geografia » Machu Picchu

Machu Picchu - Conceito, o que é, Significado

No alto dos Andes peruanos existem ruínas de uma cidade antiga, conhecida pelo nome de Machu Picchu. Nela podem ser encontrados estranhos altares e construções feitas de granito. O povo inca foi quem construiu esta cidade enigmática e para isso não usaram roda nem ferramentas de ferro, simplesmente pedras esculpidas e implantadas com grande maestria e precisão.

Enigmas a resolver

Machu Picchu apresenta mais de duzentas estruturas. Alguns parecem ser casas e outras como templos, mas todas recebem água corrente. Na cidade não há nenhuma informação de escritura ou esculturas que possam indicar seus valores ou ideais. Em seu ponto mais alto se encontra um pilar da qual se ignora seu verdadeiro propósito.

O primeiro enigma abordado pelos arqueólogos questiona como foi possível seus construtores subirem até as rochas numa altura tão elevada. Em segundo lugar, perguntam por que foi construída em um local tão inacessível. E um terceiro enigma ainda não resolvido é o motivo pelo qual Machu Picchu foi abandonado.

Encontrar um sentido sobre o legado de Machu Picchu é o desafio de muitos arqueólogos que trabalham em suas ruínas.

O que sabemos sobre Machu Picchu e os incas

Os pesquisadores concordam em algumas questões. Assim, os incas chegaram ao poder em meados do século XV. Era uma cidade com grande conhecimento de engenharia e embora não tivessem uma escrita convencional, empregavam um sistema próprio de cálculo conhecido como Quipu.

Muito do que sabemos sobre os incas vem das crônicas dos conquistadores espanhóis. Desta maneira, sabíamos que eram fortes guerreiros, que dominavam outros povos e alimentavam seu povo com a transformação de encostas íngremes em terra de cultivo com desníveis e terraços.

Seu poder se manteve durante um período de cem anos aproximadamente, pois seu império foi dizimado por doenças, por uma guerra civil e, finalmente, pelos conquistadores espanhóis. O último imperador inca se retirou para as montanhas, mais especificamente para a cidade de Vilcabamba, lugar que residiu por 35 anos, até que em 1572 os espanhóis destruíram a cidade.

Mais de 300 anos após a derrota dos incas, um explorador chamado Hiram Bimgham estava decidido a encontrar algum rastro do misterioso desaparecimento dos incas. Em 1911, ele foi o primeiro ocidental a encontrar a cidade perdida de Machu Picchu.

Imagem: Fotolia. eteri

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: