Conceito » Religião » Cristologia

Cristologia - Conceito, o que é, Significado

No campo da fé cristã a figura de Jesus Cristo desempenha um papel central. Sua dimensão é tão importante que existe uma disciplina específica, a Cristologia. Esta área do conhecimento está integrada dentro da teologia cristã.

Considerações gerais para nos aproximar à figura de Cristo

Os especialistas neste assunto acreditam que para aproximar-se à figura de Jesus Cristo é conveniente partir de alguns princípios. Para começar, a leitura das Escrituras Sagradas deve ser realizada com uma atitude destinada à iluminação de Deus sobre nosso espírito.

Em segundo lugar, deveríamos ler as Escrituras Sagradas com o desejo de compreendê-las e não simplesmente de maneira superficial.

Por outro lado, a Cristologia defende uma tese fundamental: o amor à verdade revelado por Deus na Bíblia.

Outro aspecto essencial na busca por compreender Jesus Cristo é a humildade, que implica em reconhecer nossos próprios erros.

Da mesma forma, devemos aprender a discernir entre duas questões básicas: o que é uma declaração bíblica e o que é uma conjectura bíblica.

Por último, os estudiosos da figura de Cristo recomendam manter prudência, firmeza e respeito na hora de manter as próprias convicções.

Aborda a dimensão humana e divina de Cristo

Para os cristãos, Deus encarnou em Jesus Cristo e esta ideia é o dogma central da fé cristã. Isto significa que a natureza de Cristo é dupla, humana e divina ao mesmo tempo.

Na Cristologia, afirma-se que Cristo se considerava filho de Deus. Em outras palavras, via a si mesmo como o Messias, ou seja, o enviado por Deus para salvar os homens.

Através do conhecimento da pessoa de Cristo há vários caminhos ou vias possíveis. O caminho tipológico explica Cristo a partir das profecias do Antigo Testamento. A via histórica concentra todos os episódios reais da qual Cristo desempenhou um papel protagonista.

Além da Bíblia, a pessoa de Cristo pode ser estudada a partir das preocupações humanas de qualquer época. Obviamente, é viável também aproximar-se da figura de Cristo a partir da experiência íntima de cada indivíduo.

Na tradição da teologia cristã, a Cristologia se concentra em todos os dogmas relacionados a Cristo, especialmente o dogma da Santíssima Trindade. Os dogmas cristológicos são as verdades que se consolidaram em diferentes concílios, como o Concílio de Calcedônia ou o Concílio de Niceia.

Em ambos os concílios foram definidos três dogmas fundamentais relacionados a Cristo:

1) Cristo é o verdadeiro Deus,

2) Cristo foi um homem,

3) Cristo é uma só pessoa.

Imagem: Fotolia. honeyflavour

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: